Itabuna registra queda de 58% nos casos de dengue, chikungunya e zika vírus

A Prefeitura de Itabuna registrou nos últimos quatro meses uma queda nos casos de arboviroses no município. Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) do Departamento de Vigilância em Saúde, houve uma redução de 58,50% no número de infecções por dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de junho foi registrada uma queda nos casos. “Mas é importante lembrar que mesmo com essa queda, os cuidados devem ser redobrados por conta da chegada do verão”, alerta a enfermeira da VIEP Luiza Franco.

“Nesses meses em que há a junção de chuva e temperaturas elevadas por conta da chegada do verão, o ambiente se torna mais propício para o aumento da população do mosquito. Há uma maior circulação do vírus e aumento de casos de arboviroses pela fácil reprodução do Aedes aegypti com vasilhames com água e sem tampa, quintais e terrenos baldios sujos, etc.

A enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica finaliza orientando a população a fiscalizar quintais e vasilhames que possam acumular água da chuva e mesmo água para consumo doméstico contra a proliferação do Aedes aegypti.

Segundo dados divulgados na quarta-feira, dia 8, pela VIEP do total de casos notificados de arboviroses neste ano, 5.563 foram confirmados (clínicos, epidemiológicos e laboratoriais). Sendo que 3.100 casos tiveram aumento do número de fevereiro a maio – Alerta Amarelo.

Mas houve queda do número de casos a partir do mês de junho até outubro, representando aproximadamente 58,50% a menos em relação ao período anterior (fevereiro a maio). Dentre os bairros com maior número de casos estão São Caetano, Santo Antônio, Mangabinha, Jardim Primavera e o centro da cidade.