Pacientes e usuários parabenizam o prefeito Augusto Castro pela entrega da USF Doutor João Monteiro

Moradora do Pedro Jerônimo e usuária dos serviços prestados pela Unidade de Saúde da Família Dr. João Monteiro, a dona de casa Maria Oliveira ficou contente com a requalificação da infraestrutura do imóvel executada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas – AFYA. Foi a 19ª unidade de saúde requalificada e climatizada na atual gestão.

A dona de casa foi uma das pessoas residentes no bairro que prestigiou a entrega da reforma da USF pelo prefeito Augusto Castro (PSD), a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o diretor acadêmico curso de graduação em Medicina das Faculdades de Ciências Médicas – AFYA, Herbert Pina. Também compareceram a Primeira-Dama Andrea Castro, secretários municipais, vereadores e autoridades.

Na solenidade, o prefeito Augusto Castro destacou a importância de valorizar os profissionais da saúde pelo serviço prestado à população no dia a dia. “A unidade de saúde é a porta de entrada para qualquer cidadão no Sistema Único de Saúde. Aqui, a Unidade João Monteiro é a entrada para a Atenção Básica que estamos requalificando, equipando e principalmente formando equipes e profissionais de saúde que possam acolher a população com dignidade “, disse.

O prefeito avalia que ao entregar mais uma unidade de saúde reformada é tão grande sua alegria, devido aos desafios que a gestão vem superando. Augusto também destacou suas expectativas para a entrega da segunda etapa do Hospital São Lucas, a ampliação e modernização do Hospital de Base e o Centro de Referência em Saúde da Mulher previsto para o próximo ano.

“Claro que a saúde precisa de mais investimentos. Por isso, já estamos pensando na ampliação de mais cotas para exames. Nessa unidade do Pedro Jerônimo, vamos continuar acolhendo e ampliando a área de atendimento para agregar as comunidades do Daniel Gomes, Gegéu Rocha e Maria Pinheiro” comentou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressaltou que essa Unidade de Saúde da Família reinaugurada é mais uma onde foram feitos investimentos. “A principal alegria é poder entregar um ambiente de trabalho adequado e com mais qualidade para que os profissionais de saúde façam com que a comunidade seja bem atendida quando vai em busca de acolhimento.

“Nós estamos reinaugurando hoje o 19º posto na gestão Augusto Castro e isso é uma felicidade enorme, um sentimento de muita gratidão porque podemos propiciar uma ambiente com mais qualidade para os colaboradores e profissionais de saúde”, afirmou a secretária.

Já a coordenadora do Módulo 4, Fernanda Andrade, contou que a requalificação da USF Dr. João Monteiro fez com que a procura pelos atendimentos aumentasse, o que tem surpreendido toda a equipe da unidade. “Que bom que isto aconteça. É sinal de que estamos trilhando um bom caminho para oferecer serviços de qualidade à população”, declarou.

Legenda: Prefeito Augusto Castro pela entrega da USF Doutor João Monteiro – Fotos Pedro Augusto