Prefeito Augusto Castro participa do Novembro Azul da EMASA, destaca investimentos e Plano de Cargos e Salários

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, participaram da abertura dos eventos que marcam o Novembro Azul e que busca conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. Eles participaram de um encontro , hoje, dia 9, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro São Lourenço,

O presidente Raymundo Mendes Filho destacou a importância do evento que busca estimular os colaboradores a cuidar da saúde e principalmente prevenir contra a doença da próstata, uma enfermidade que acomete mais de 70 mil homens por ano no Brasil.

“O engajamento da EMASA na campanha do Novembro Azul mostra a preocupação da empresa com a saúde de nossos colaboradores. Mais de 80 por cento deles são do sexo masculino”, disse Mendes Filho.

Além disso, ele também lembrou das demandas do início da gestão à frente da empresa. “Em janeiro de 2021, quando assumimos a direção da EMASA, haviam três demandas que o prefeito Augusto Castro pediu para priorizar e me pareceram urgentes”, afirmou.

“A renovação da frota de veículos, que tinha mais de 10 anos de uso; encontrar uma solução para acabar com o fornecimento de água irregular na cidade e destinar um cuidado especial ao nosso quadro de pessoal. Apesar de todos os contratempos, estamos atendendo as demandas, com a ajuda de toda diretoria e de todos vocês”, acrescentou Raymundo Mendes Filho.

Já o prefeito Augusto Castro disse que o encontro com os funcionários da EMASA era motivo de alegria. Ele fez um breve relato das ações que vêm desenvolvendo para melhorar os serviços prestados à população e também as políticas de valorização do quadro de pessoal da EMASA.

“Todos vocês têm conhecimento da situação da EMASA. A empresa não tem poder de investir. Mas, com recursos da Prefeitura e o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, estamos realizando a obra mais importante da nossa gestão que é a ampliação do sistema de abastecimento, com o Projeto Mais Água para a Cidade. Serão beneficiadas mais de 130 mil pessoas com o fornecimento de água todos os dias em suas torneiras”, assegurou Castro.

O prefeito lembrou das tratativas que teve com dirigentes da EMBASA e o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, quando cobrado sobre a concessão da empresa. “Disse que concordava em repassar a EMASA para o controle da EMBASA, desde que todo o quadro de pessoal efetivo fosse incorporado à empresa estadual”, relatou.

“Com essa nossa exigência as discussões não avançaram. Então, num esforço muito grande, passamos a investir com recursos do município no Mais Água, na modernização da ETA e na valorização dos servidores da EMASA, inclusive, com a elaboração do Plano de Cargos e Salários, que é uma reivindicação antiga dos funcionários”, afirmou.

Durante o evento, foram apresentados 21 novos veículos que vão atender às demandas de prestação de serviço da EMASA, com a entrega simbólica das chaves pelo prefeito e pelo presidente da empresa aos motoristas Ailton Félix e Daniel Correia.