Prefeitura de Itabuna assina terno de liberação de recursos do Fundo da Criança e Adolescente a instituições

Se houver palavras que possam definir o fim de 19 anos de espera pela liberação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Itabuna são emoção e resiliência. As duas palavras foram a tônica das falas no ato de assinatura do termo de fomento e de liberação de recursos às organizações sociais que tiveram propostas de projeto aprovadas no Chamamento Público.

A solenidade aconteceu no início da noite de quinta-feira, dia 9, no Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo Firmino Alves com a participação de dirigentes da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA), Núcleo Cuidar, Lar Fabiano de Cristo, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Creche Irmã Margarida e Associação Padre Paulo Tonucci.

Representando o prefeito Augusto Castro (PSD), o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, destacou que é compromisso da atual gestão municipal a valorização e a da cidadania através de políticas públicas inclusivas. Ele destacou que o ato de assinatura do termo de fomento é mais um passo para que a cidade possa mitigar o passivo social existente.

“Não conseguiremos melhorar a cidade, se não pensarmos nas pessoas mais vulneráveis e naqueles que precisam da mão do Estado neste caso representado pelo município”, disse o secretário. Segundo ele, a assinatura do termo de fomento é momento de agradecimento a cada instituição que presta valorosos serviços para a população itabunense.

SERVIÇOS
Já o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, avaliou que as políticas sociais abrangem desde as crianças e idosos até as pessoas com algum tipo de deficiência. “A assinatura deste termo é resultado do trabalho iniciado pela ex-secretária Andrea Castro que me antecedeu na titularidade da SEMPS”, expressou.

O secretário ressaltou que essa é uma etapa une outras secretarias municipais de Saúde, Educação e Segurança e Ordem pública, dentre outras. “Os desafios ainda continuam para a boa prestação de serviços sociais a quem mais precisa. Estamos dedicados para entregar à população do Restaurante Popular até o final do ano como mais um ativo no combate à fome”, declarou Júnior Brandão.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, aproveitou para agradecer ao prefeito Augusto Castro e aos secretários pela confiança em seu trabalho e pela disposição em fazer de Itabuna uma cidade mais acolhedora e inclusiva. Ela reafirmou o compromisso com Conselho Tutelar e conselheiros e com a proteção e garantias dos direitos de crianças e adolescentes.

A supervisora do Lar Fabiano de Cristo, Celeste Seara, disse que a instituição atende 150 famílias, 50 idosos e 490 pessoas em situação de vulnerabilidade. “O valor que nos foi destinado muito ajudará na aquisição de alimentos e dos materiais necessários ao cuidado e à manutenção da instituição.

ATENDIMENTOS
“Crianças e adolescentes são prioridades absolutas e, às vezes, por falta de recursos ficam esquecidos. Mas, é justo buscar políticas públicas capazes de resolver ou amenizar as vulnerabilidades”, ressaltou a dirigente.

As entidades atendidas pelo Chamamento Público nº 006/CMDCA/2023 (FMDCA) prestam assistência a 1.220 pessoas ou cerca de 400 famílias. O reconhecimento dos representantes institucionais de que o valor dará continuidade ao trabalho. Foi unânime, principalmente no quesito nutricional de crianças, adolescentes e idosos que são as pessoas mais vulneráveis. Para cada instituição será destinado o valor de R$38 mil para a execução dos projetos sociais apresentados.

Prestigiaram o ato o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Fábio Santana e os representantes das instituições: Marcos Vinícius Rodrigues, diretor do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Maria Augusta Portugal Melo, gestora da Associação Padre Paulo Tonucci.

Ainda, Maria da Conceição Guimarães, presidente da Creche Irmã Margarida, Cláudia Brito dos Santos, presidente do Núcleo Cuidar, e Jislayne Figueiredo Caldas, presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA).

Legenda: Prefeitura de Itabuna assina terno de liberação de recursos do Fundo da Criança a instituições – Fotos Pedro Augusto