Prefeitura inicia obras de micro e macrodrenagem do canal do São Pedro

A Prefeitura de Itabuna deu continuidade nesta semana às obras de conclusão do revestimento do canal do Bairro São Pedro. Iniciada em 2010, por meio de convênio com o Ministério das Cidades, estava paralisada desde 2017 e está orçada em R$595.315,66.
As obras de micro e macrodrenagem prevê o complemento do canal com extensão de 154,26 metros de canalização em concreto armado e drenos barbacãs, uma técnica recomendada para solos com grande concentração de água ou muros de contenção que foram edificados abaixo do nível d’água.

Segundo o supervisor de Projetos e Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), engenheiro Everson Leví dos Santos Ribeiro, nesta fase a limpeza e a concretagem se iniciaram pela 1ª Travessa Senhor do Bonfim. Ele destacou que o revestimento do canal é fundamental para o escoamento de águas pluviais e evitar alagamentos em prejuízo dos moradores dessa área do bairro.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, falou das ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica Federal para destravar projetos e obras paralisadas.

“O canal do São Pedro estava neste portfólio, apesar de essencial para atender a um dos mais antigos anseios da comunidade que sofre inúmeros transtornos que um canal a céu aberto provoca, principalmente em períodos chuvosos e mesmo em tempos de estiagem”, comentou. A titular da SIURB também fez referência ao resgate das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PACÃO), que serão retomadas.

Legenda: Prefeitura inicia obras de micro e macrodrenagem do canal do São Pedro – Fotos Ascom