Projeto de Reurbanização da Prefeitura leva esperança aos moradores do Nova Itabuna

Moradores do Nova Itabuna que há décadas sofrem pela ausência de serviços básicos de infraestrutura, estão felizes e com muita expectativa de uma melhor qualidade de vida após a execução das obras de urbanização de 16 ruas pelo “Programa Acelera Itabuna – o futuro começa aqui”, executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

Neste segundo dia do cronograma, a secretária Sônia Fontes vistoriou as frentes de obras, assegurando que a prioridade são as ruas de barro que serão pavimentadas em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Na fase inicial, está sendo executado patrolamento, nivelamento e compactação do solo, que terá tratamento contra umidade com rachão de pedras, base e sub-base para maior durabilidade do asfalto.

Esta qualidade do serviço, anunciada pela Administração Municipal tem chamado a atenção dos moradores, a exemplo do aposentado José Raimundo Santos há 50 anos, morador do bairro que se disse muito feliz com as obras que estão chegando. Ele era uma das pessoas descrentes em relação ao poder público.

“Estou muito confiante e alegre com tudo que está sendo anunciado. Nenhum governo executou uma obra de pavimentação asfáltica tão grande como esta e com a qualidade que desejamos. Não vejo a hora das obras começarem na rua onde moro. Acredito no trabalho do prefeito Augusto Castro”, disse.

Dona Lúcia Santos trabalha no comércio informal com a venda de lanches. Ela acredita que o asfalto vai facilitar a vida de todos os moradores que viviam praticamente dentro da lama em algumas ruas do Nova Itabuna.

“Vai nos ajudar muito e valorizar todo o bairro, porque nós moradores vamos andar nas ruas pavimentadas e as pessoas terão mais prazer em vir aqui nos visitar”, comentou a dona de casa. Já Jefferson Rodrigues Bispo, que se disse um crítico permanente, afirmou ter sido surpreendido com o início das obras de urbanização no Nova Itabuna pela chamada “baixa fria”, extensão da Rua K.

“Há cinco anos moro aqui num condomínio. É satisfação para a gente ver essas máquinas e operários trabalhando no beneficiamento de nosso bairro. Sempre fiz críticas, mas agora vendo o trabalho em prol do Nova Itabuna e agradeço ao prefeito Augusto Castro”, comentou Jefferson Bispo.

Além do Nova Itabuna, a Prefeitura também vai atuar em ruas do Urbis IV, Sinval Palmeira, Morumbi e Jorge Amado, depois de ter finalizado a urbanização de ruas no Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas.

Legendas: 1. Morador Jefferson Bispo se disse satisfeito com as obras no Nova Itabuna. 2. Na fase inicial, executação e patrolamento, nivelamento e compactação do solo – Fotos Alex de Souza