Professores da Educação Infantil de Itabuna aprendem a lidar com mesas interativas durante formação

Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Itabuna receberam informações necessárias para saber lidar com as mesas digitais interativas já implantadas em algumas unidades da educação infantil pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação.

O evento foi realizado na semana passada no auditório da UNEX e contou com a participação dos profissionais que lidam com a educação infantil no município, segundo a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, professora Silvana Carvalho Almeida.

Ela explicou que as mesas interativas foram adquiridas para contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades das crianças. Ela conta que os equipamentos ajudam os estudantes a desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, habilidades visomanuais, dentre outras, por meio de jogos interativos.

“Além dos jogos, essas mesas contam com uma biblioteca em que todas as obras e ainda possui interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que garante o acesso a todos os estudantes, público-alvo da Educação Especial do município”.

A coordenadora afirmou que a Prefeitura de Itabuna pretende continuar a investir cada vez mais em ferramentas que proporcionem uma educação inovadora, acessível e inclusiva, para que Itabuna tenha um ensino de qualidade na rede pública municipal.

Ainda sobre as mesas interativas, Silvana afirmou que a Secretaria Municipal da Educação deu um grande passo quando incluiu a nova ferramenta tecnológica e pedagógica na educação infantil, “que vai impactar positivamente na melhoria da qualidade do ensino logo nos primeiros anos de vida de nossas crianças”, reforçou.

A coordenadora explicou também que as mesas digitais contam com ecossistema de atividades digitais em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são formados por seis aplicativos digitais com mais de 400 atividades educacionais instaladas.

“Além da Escola Comunitária Rainha dos Anjos também foram contempladas com as mesas interativas as seguintes escolas: Espírita Emanuel, Antônio Menezes, Brasília Barauna (Ferradas), Firmino Alves, Esther Gomes Gil Nunesmaia, Maria Raimunda, Vila Anália, Rainha da Paz e o Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (CEPEI).