Prefeitura de Itabuna começa a pavimentação do acesso aos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela

A espera dos moradores dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela pela pavimentação do acesso àquele empreendimento do Minha Casa Minha Vida aos poucos chega ao fim. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) iniciou em ritmo acelerado nesta quinta-feira, dia 23, as obras e serviços de asfaltamento.

Desde a entrega das unidades residenciais dos condomínios em 2016, o acesso sempre foi cheio de buracos sem contar alagamentos em períodos de chuva. Agora por decisão do prefeito Augusto Castro (PSD), o acesso aos condomínios receberam rachão de pedras, nova base e sub-base para que a pavimentação asfáltica em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) seja executado.

“Estamos fazendo um novo acesso, atendendo a uma reivindicação antiga destas comunidades”, lembrou a arquiteta e urbanista Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e coordenadora do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui. Acompanhada do prefeito Augusto Castro, do secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, vereadores e assessores, ela visitou as obras na manhã desta quinta-feira, dia 23.

A expectativa é que o acesso aos condomínios seja entregue até a próxima semana. “O cronograma está rápido, em apenas um mês já fizemos 30 ruas pelo Programa Acelera Itabuna (PAI) executado pela Prefeitura para requalificar as ruas de bairro em toda a cidade”, disse a secretária. “A execução acontece gradualmente”, frisou.

O prefeito Augusto Castro inspecionou as frentes de trabalho, conversou com os técnicos e operários e reforçou o compromisso da gestão com as pessoas que o receberam. “É uma obra que tem durabilidade e vai melhorar o tráfego de veículos e o dia a dia dos moradores. O progresso chegou em mais uma localidade de Itabuna e vamos avançar ainda mais”, disse.

Moradora do condomínio Gabriela, a dona de casa Ivana Santos da Silva disse que antes era quase impossível chegar ao bloco do seu apartamento. “Aqui alagava tudo e para chegar em casa tinha que passar pelo ramal da Roça do Povo. Agora, vai ficar uma maravilha”, comemorou.

Já Mariana Lisboa informou que antes era muito ruim para os moradores ir ao posto de saúde. “Há dois anos moro aqui. Quando chove, faz lama e tinha que tirar a sandália para andar a pé em meio às águas pluviais. Mas,agora estou amando a execução dessas obras que vão mudar a vida da gente”, relatou.

O responsável pelo condomínio residencial Gabriela, Cosme Ramos Lopes, agradeceu o início da pavimentação, com a aplicação da matacão ou rachão de pedras para retirar a humidade do terreno e garantir uma boa base. Ele acredita que a pavimentação vai dar um ponto final aos transtornos. “Para nós é um presente, porque todo final do ano costuma chover, mas com essas obras não vamos ter mais problemas de acesso aos blocos de apartamento”, disse.

Legenda: Prefeito Augusto Castro acompanhou a secretária Sônia Fontes na fiscalização das obras e serviços de pavimentação do acesso aos condomínios Jubiabá e Gabriela na zona oeste. Fotos Pedro Augusto.

Legenda: Prefeitura começa a pavimentação do acesso aos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela – Fotos Pedro Augusto