Coordenador do Laboratório do Hospital de Base participa de Treinamento em Diagnóstico Laboratorial das Meningites

O biomédico e coordenador do Laboratórios de Análises Clínicas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Hewertton Balbino, participou nos de 21 a 23 deste mês, em Salvador, do Treinamento em Diagnóstico Laboratorial das Meningites, no Instituto Couto Maia.

Tendo como público-alvo, bioquímicos, biomédicos e biólogos dos hospitais públicos onde haja profissional médico que realize punção liquórica, o treinamento foi uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), em parceria com o Instituto Couto Maia.

O objetivo do treinamento foi enfatizar a importância do diagnóstico etiológico dos casos suspeitos de meningites para a vigilância epidemiológica tanto na situação endêmica quanto em situações de surtos. A ideia é implementar o diagnóstico laboratorial das meningites nos hospitais da rede estadual e municipal da Bahia.

O biomédico destacou que a Direção-Executiva do Hospital de Base realiza um trabalho de excelência, pois sempre investe na capacitação de seus profissionais para que possam realizar um diagnóstico mais rápido e preciso, visando sempre a melhoria na qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

“A participação no treinamento foi fundamental para que se possa implantar no Hospital de Base os mesmos protocolos de diagnóstico utilizados na unidade referência em diagnóstico na Bahia”, concluiu.

O Hospital de Base possui gestão municipal e é administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).