Prefeitura realiza Programação Especial no dia 1° de dezembro em Itabuna

Esta sexta-feira, dia 1º de dezembro, é lembrado como dia Mundial de Luta contra a AIDS, quando se inicia também as ações da Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do HIV/AIDS e ISTs.

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com instituições como o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA), Grupo HUMANUS e Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP), realiza programação especial.

Amanhã, das 8 às 13h, haverá testagens de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, além de orientações no estande da CDL, na Praça Adami. Além disso, haverá Pit-Stop informativo com distribuição de preservativos, lubrificantes e panfletos com apoio das ONGs e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas praças Otávio Mangabeira (Camacan) e Adami, e também nos semáforos da Avenida Juracy Magalhães.

Vale lembrar que durante todo o ano, o CERPAT promove ações de conscientização nas unidades básicas de saúde com rodas de conversa, participação em eventos, bem como durante a campanha Outubro Verde, mês de conscientização e prevenção da Sífilis.

Para prevenir-se é importante destacar a importância do uso do preservativo, bem como do uso pessoal e descarte correto de objetos perfurocortantes, além do acompanhamento de exames de rotina. O CERPAT está localizado na Rua Manoel Fogueira, nº 167, Centro, funcionando de segunda a sexta das 8 às 16h.