Relatório do PME apresenta avanços na Educação em Itabuna no biênio 2021-2022

O relatório do Plano Municipal de Educação (PME) referente ao biênio 2021-2022 apontou avanços na política de valorização dos professores. Além disso, aumento de vagas para a Educação Infantil e implantação de programas como o Vida Saudável, que visa cuidar da saúde física e mental do professor.

Os resultados foram apresentados na 3ª Audiência Pública do PME, que aconteceu na quinta-feira passada, dia 7 ,no Centro de Cultura Adonias Filho, que reuniu professores, representantes da Secretaria Municipal da Educação e da Polícia Militar da Bahia.
O PME é um desdobramento em nível local do Plano Nacional de Educação (PNE), lançado para a década 2014-2024 e o possui dois dispositivos de acompanhamento: conferências municipais e audiências públicas.

A coordenadora do PME, Marisa Aguiar, disse que essa foi a última audiência do Plano, que tem vigência 2015-2025. “Não alcançamos 100% das metas, mas é importante ressaltar que Itabuna é um dos poucos municípios que já paga o piso salarial ao professor”, frisou.

Aguiar lembrou ainda dos avanços na Educação Inclusiva e antirracista que foram alcançados. “Itabuna já possui o referencial curricular com esse foco e na inclusiva , com a ampliação de monitores para os professores de aula”, disse a coordenadora do PME.

Já a alfabetização sofreu vários impactos durante a pandemia da Covid-19, como a queda do índice de aprendizado dos alunos da Educação Infantil. “Os alunos ficaram dois anos sem ir à escola e fazendo as atividades virtuais ou bloco de atividades em domicílio. Dessa forma pularam a etapa da alfabetização, o que não ocorreu só em Itabuna”, disse Marisa Aguiar.

No próximo ano, serão retomados os Grupos de Trabalho para o novo PME que segue até 2025. “As políticas não excluem de um Plano para outro, mas se expandem. Um exemplo é o foco na universalização de acesso ao ensino e à erradicação do analfabetismo, que vão continuar, além da Educação Sustentável, que deve vir com muita força no novo PME”, avaliou Marisa Aguiar.