Prefeito Augusto Castro anuncia urbanização do Jardim Jaçanã em encontro com moradores

Nove ruas do Jardim Jaçanã, bairro localizado à margem esquerda do Rio Cachoeira nas proximidades do 15º Batalhão da Polícia Militar, na zona sul da cidade, serão urbanizadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que se reuniu com um grupo de moradores no início da noite de ontem, dia 13.

Acompanhado pelos secretários Sônia Fontes, de Infraestrutura e Urbanismo, José Alcântara Pellegrini, de Esportes e Lazer, e Thiago Barra, de Relações Institucionais e Comunicação, o prefeito disse aos moradores que a Prefeitura iniciou pelo Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas o maior programa de urbanização da história da cidade. “Em nenhum Itabuna houve volume de obras para a pavimentação de ruas como o que estamos executando”, afirmou.

Segundo o prefeito Augusto Castro, os dois primeiros anos de sua gestão foram dedicados à arrumação das contas públicas, saneamento de dívidas e preparação para a execução do pacote de obras atualmente em execução. “Foram dois anos dedicados ao planejamento e ao saneamento do passivo de anos que inviabilizaram as gestões que me antecederam” afirmou.

“Graças a Deus e à competência da minha equipe, tiramos Itabuna do atraso, elevamos a capacidade de pagamento a B e tivemos condições adequadas de buscar financiamento externo com o Banco do Brasil em nível nacional e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), com aval da União”, acrescentou. Ele aproveitou o encontro para expressar sua gratidão aos senadores Jaques Wagner, Angelo Coronel, Otto Alencar e Rodrigo Pacheco pela Resolução aprovada no Senado Federal.

A titular da SIURB, Sônia Fontes, declarou que o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui é o maior programa de urbanização da história da cidade, com investimento de R$ 115 milhões. Ela informou aos moradores do Jardim Jaçanã que ao todo serão pavimentadas em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) as ruas José Antonio Cordier Lima, F, E, N, G, L e Silvio Santos Brito e o eixo 01 (Rua D).

Nesta quinta-feira, dia 14, operários de campo e técnicos da construtora Buloke Construção e Serviços iniciaram o patrolamento e nivelamento de ruas para as obras e serviços que vão transformar a realidade do bairro. No final de semana, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) iniciam a implantação de redes de esgotamento sanitário e revisão de ramais de rede de abastecimento de água.