Mesmo em fase de teste, novos semáforos na Avenida Manoel Chaves em Itabuna funcionam plenamente.

Embora em fase de teste, já estão em perfeito funcionamento os primeiros conjuntos de semáforos inteligentes cuja instalação foi finalizada no sábado passado, dia 16, no cruzamento da Rua Juarez Távora com a Avenida Manoel Chaves, próximo ao Estádio Itabunão, no São Caetano.

A operação foi coordenada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), dando início à primeira de substituição de semáforos ultrapassados e em obsolescência depois de cerca de 20 anos de uso.

De acordo com o cronograma da SETTRAN também serão instalados novos conjuntos de semáforos nas avenidas Aziz Maron, Cinquentenário, Amélia Amado, Firmino Alves e Félix Mendonça, no Conceição.

Nesta segunda-feira, dia18, os técnicos da SETTRAN e da empresa vencedora da licitação trabalham nas imediações da Rodoviária para instalação do próximo conjunto de semáforos digitais, inteligentes e de avançada tecnologia.

Outras áreas serão atendidas gradualmente pelo projeto da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) de modernização do controle de trânsito na cidade.

O titular da SETTRAN, Thales Silva, informou que até agora a nova sinalização na Avenida Manoel Chaves se mostrou eficaz e vem sendo monitorada permanentemente pela equipe de engenharia para verificar, inclusive a contagem de tempo.

Segundo ele, o acompanhamento é importante para que ajustes necessários à mudança do tempo sejam executados adequadamente. “O conjunto dos novos semáforos tem entre cinco e oito tempos diferentes durante o dia e já está programado para a modificação em horário de pico”, frisou o secretário.

Ele também disse que há necessidade de atualização e haverá novos controladores, blocos semafóricos e cabeamento, além da contratação de uma empresa para instalar o centro de controle e acompanhamento e manutenção.

Até o momento, a Prefeitura adquiriu 14 conjuntos de semáforos com recursos de R$ 6 milhões. ”O investimento é necessário, porque atende a uma antiga demanda da população”, lembrou.

Segundo Thales, os novos equipamentos contam com painéis de LED e contagem regressiva com base no fluxo de veículos de cada via. Ele acrescentou que em paralelo à instalação dos semáforos, a SETTRAN também está fazendo a implantação da sinalização horizontal.

Segundo o secretario, o “sinal”, como é popularmente chamado, não serve apenas para controlar o tráfego de veículos e pedestres, mas para garantir a segurança tanto de condutores de veículos automotores quanto da própria população.

Legenda: Mesmo em fase de teste, novos semáforos da Avenida Manoel Chaves em Itabuna funcionam plenamente – Fotos Pedro Augusto.