Prefeitura realiza qualificação para os agentes da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET), realiza nesta quarta-feira, dia 27, o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), no auditório do Tiro de Guerra 06/007.

O curso imersivo, com duração de 10 horas/aulas, tem o objetivo de qualificar e preparar os agentes da GCM com noções básicas para atendimentos pré-hospitalar em situação de emergência como engasgo, fraturas, membros lesionados e hemorragias, além dos possíveis casos de combate que envolva armas de fogo.
De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Fábio Santana, a Guarda Civil Municipal integra órgãos da segurança pública e no município cuida do patrimônio público e da vida dos cidadãos. “Por isso, é importante que os profissionais estejam preparados para atender a população também com conhecimentos de primeiros socorros”, afirmou.
“Se acontecer um acidente de trânsito, por exemplo, e a pessoa precisar ser imobilizada ou se uma criança ficar entalada, o agente da Guarda Civil Municipal estará preparado para atender, com benefícios à comunidade”, ressaltou o secretário.

O comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Inácio Pereira do Nascimento, evidencia que o treinamento é uma normativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal, através da Portaria nº 98/2022, uniformiza procedimentos, equipamentos, instrumentos e insumos pré-hospitalares empregados na salvaguarda da vida dos profissionais de segurança pública feridos no exercício do cargo ou função, ou em razão desses, ausentes recursos regulares de suporte à vida e à saúde.

O comandante da GCM disse que para atender todo efetivo, além da primeira turma de treinamento realizada hoje, o curso terá mais cinco turmas de capacitação com 25 agentes cada, com aulas teóricas e práticas.

O enfermeiro e técnico de enfermagem e um dos instrutores Alex Santos Leite, do SESMET, ressaltou que a ação realizada pela Prefeitura de Itabuna também busca atender as diretrizes da Norma Regulamentadora nº4 de Medicina do Trabalho que determina que atuações preventivas em primeiros-socorros são primordiais para o autoatendimento e segurança da guarnição em casos de combate e fogo cruzado.

Já o Tenente PM Talles Thaun Leite, do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), destacou que no treinamento são abordados temas que envolvam planejamento das ações antes de um possível combate e aborda ainda um pouco dos procedimentos que vão desde a mentalidade de combate, o planejamento mental antes de um confronto, como retirar a vítima do local até a chegada das equipes especializadas.

“Nesse tipo de atendimento pré-hospitalar, a gente vai ter contenção de hemorragia, situação envolvendo pneumotórax, quando a vítima sofre algum disparo na região torácica, a parte envolvendo a evacuação da vítima, qual a melhor maneira de distrair a vítima, colocá-lo na viatura e levar até o atendimento especializado”, destacou Talles.

Legenda: Prefeitura realiza qualificação para os agentes da Guarda Civil Municipal – Fotos Pedro Augusto.

Legenda: Secretário da Segurança e Ordem Pública, Major Fábio Santanta, prestigia curso de qualificação para os agentes da Guarda Civil Municipal – Fotos Pedro Augusto.