Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeito Augusto Castro assina Ordem de Serviço para construção do Centro de Referência em Saúde da Mulher

Nesta quinta-feira, dia 11, às 10h, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, assinam a Ordem de Serviço para a execução das obras e serviços do Centro de Referência em Saúde da Mulher. O ato será no antigo SESP.

A unidade será construída pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com a Faculdade de Ciências Médicas – AFYA Itabuna no âmbito do Programa Mais Médicos.

O Centro de Referência da Mulher também será o maior investimento da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) em saúde feminina, mesmo tendo realizado forte investimento em ações voltadas para a assistência. Visa assistir mulheres de Itabuna e região de forma integral em um único espaço físico.

As consultas com especialistas, exames e procedimentos serão oferecidos de acordo com a demanda de cada comunidade assistida pelas Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família por meio da Central de Regulação ou de forma referenciada por outra unidade de saúde.

O Centro de Especialidades da Mulher também vai prestar assistência à saúde de forma integral às mulheres de Itabuna e de municípios pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento desde consultas com especialistas até exames e procedimentos de média complexidade.

A unidade contará com as especialidades de ginecologia, dermatologia, mastologia, além de procedimentos como ultrassom das mamas, transvaginal, pélvica e obstétrica, colposcopia, pequenas cirurgias, como a retirada de pólipos e verrugas. Também serão ofertados serviços como acompanhamento do Pré-Natal de Alto Risco, já tendo sido implantado ambulatório especializado também na atual gestão.

Além disso, acompanhamento de lesões no colo uterino, atenção especializada à puberdade precoce, à amamentação com banco de leite e à redução de mamas e nutrição materno infantil. Ainda serão ofertados serviços de cunho social como atendimento à violência contra a mulher com orientação psicológica e jurídica, e acolhimento para aborto legal.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn