Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna recolheu 12 toneladas de materiais eletrônicos descartados de forma irregular

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), recolheu 12 toneladas de materiais eletrônicos em 2023. O resultado é trabalho do Programa de Logística Reversa criado há um ano para reduzir os impactos ambientais causados por esses materiais, além de manter a cidade mais limpa.

Itabuna ainda não tem ponto de descarte de eletrônicos. No entanto, a população deve entregar eletrodomésticos na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 8 às 14h, no Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, São Caetano.

As pessoas também podem ligar para (73) 3214-1452 ou enviar um correio eletrônico (email) para o endereço: meiambiente@itabuna.ba.gov.br e solicitar o recolhimento dos eletroeletrônicos.

A Prefeitura na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) firmou parceria com a empresa Recicla Brasil para o processamento de resíduos eletroeletrônicos. “O descarte correto é fundamental, pois esses equipamentos contêm metais que fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente”, alerta o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa Alves.

Segundo ele, a legislação municipal prevê multa para o descarte irregular de resíduos que varia entre R$ 5 e $50 mil. No ano passado, os valores pagos por empresas que fizeram o descarte irregular totalizaram R$ 120 mil.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, lembrou que na programação da Semana do Meio Ambiente em junho do ano passado um estande foi montado na Praça José Bastos, no centro da cidade, para recolhimento de eletroeletrônicos pelo projeto de logística reversa.

Foram recebidos equipamentos como: monitores, fogão, televisores, baterias, pilhas, peças e acessórios para computador e demais objetos sem serventia para o descarte correto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn