Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna desobstrui canal de drenagem e remove vegetação no Jaçanã

No esforço para evitar alagamentos, a Prefeitura de Itabuna deu prosseguimento na manhã desta quarta-feira, dia 24, às ações para a desobstrução de um dos canais de drenagem do Jaçanã, com a remoção de vegetação, lixo e entulhos. Graças à limpeza e manutenção da calha destes corpos d’água, não houve alagamentos nesta semana naquelas áreas onde era recorrente.

Na madrugada de terça-feira, choveu cerca de 50 milímetros no município, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro, e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que divulgou três alertas de acumulados, variando entre amarelo, laranja e vermelho.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, observou que a limpeza e a manutenção preventiva de canais de drenagem, bocas de lobo e bueiros contribuíram para que Itabuna resistisse ao temporal, já que as águas pluviais fluíram sem o registro de alagamentos de residências ou de casas comerciais. Ele também lembrou que equipes de operários de campo e maquinário continuam mobilizados para atuar em casos de emergência.

O INMET mantém o estado de atenção laranja até o próximo dia 29, com a previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação é que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ainda, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Legenda: Limpeza do canal de drenagem do Bairro Jaçanã – Fotos Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn