Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

SEMPS representa Itabuna no Ciclo de Atividades e Assessoramento na Política do SUAS em Salvador

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), participou entre os dias 22 e 24 deste mês, em Salvador, junto à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Ciclo de Reuniões e Assessoramento Técnico da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Representando a cidade estão a supervisora de Gestão do SUAS, Suse Mayre Martins, e a técnica de Acompanhamento de Gestão, Maria da Glória Anjos. A jornada começou no dia 22, com a presença delas em uma reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais (COEGEMAS).

O encontro aborda temas cruciais como o lançamento do Encontro Estadual de Gestores Municipais, previsto para fevereiro, a programação para 2024 e a indicação de novos membros para o Colegiado, além da discussão sobre a Portaria que trata do recurso via cadastro domiciliar. Destacou-se também a importância de qualificar e instrumentalizar a equipe para enfrentar os desafios.

Também aconteceu a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a presença da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis. Ela abordou novas pactuações para o Bahia Mais Rural, Casas de Acolhimento Regional e as metas para 2024.

O evento incluiu ainda uma apresentação sobre o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçadas de Morte (PPCAAM) e seus critérios para encaminhamento de adolescentes em situação de risco. O primeiro dia foi encerrado com o lançamento do livro de Emanuela Silva sobre Vigilância Socioassistencial.

Durante o encontro houve também o assessoramento técnico para os 417 municípios presentes, tendo se iniciado com uma discussão sobre a qualificação da atualização cadastral do CADÚNICO e suas condicionalidades de saúde e educação, com a participação das secretárias estaduais de Assistência Social, Fabya Reis, e da Educação, Adélia Pinheiro.

A programação incluiu ainda uma apresentação das ações realizadas em 2023, análise da conjuntura e perspectivas para 2024. Numa mesa de discussão sobre Gestão Pública e a Política de Assistência Social, com a presença de Júlio Pinheiro, integrante da UPB, e representante do Tribunal de Contas do Estado, foi abordada a prestação de contas de cofinanciamento estadual.

No encerramento nesta quarta-feira, dia 24, está previsto foco no assessoramento técnico-financeiro, abordando temas como Financiamento, Instrumentos de Planejamento, Relatório de Acompanhamento de Gestão e Prestação de Contas Qualificada.

Para a supervisora municipal de Gestão do SUAS, Suse Mayre, o momento está sendo enriquecedor para planejar ações e oportunidades de qualificação, visando fortalecer ainda mais o SUAS no município. “Seremos multiplicadores de informações para diretores e técnicos da SEMPS, buscando oferecer serviços de qualidade à população em sintonia com as metas do prefeito Augusto Castro, da primeira-dama Andrea Castro e o titular da SEMPS, Júnior Brandão”, finalizou.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn