Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura mobiliza Força-Tarefa para remoção de baronesas do Rio Cachoeira em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna está mobilizando uma Força-Tarefa na operação de remoção de toneladas de baronesa no Rio Cachoeira acumuladas à montante da Ponte Miguel Calmon para evitar riscos estruturais naquele equipamento público, que liga o centro da cidade ao Góes Calmon e bairros da margem direita. Desde as 6 horas de hoje, 26, operários, uma escavadeira hidráulica e seis caçambas removem as plantas aquáticas para o aterro sanitário.

Desde as primeiras horas que a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) fez a interdição da ponte ao tráfego de veículos automotores e orientou os usuários a buscar rotas alternativas no seu deslocamento. Há pelo menos um mês que as baronesas (macrófitas) vêm sendo carreadas pela calha do Rio Cachoeira desde as nascentes e a Barragem do Rio Colônia, em Itapé.

“Por determinação do prefeito Augusto Castro estamos executando um serviço para a proteção da Ponte do Marabá, como é conhecida, principalmente porque o nível das águas subiu com as chuvas e há os riscos devido à grande quantidade de macrófitas que pressionam as estruturas”, comentou o superintende de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.

Ele não soube precisar o volume da vegetação acumulada junto à ponte, mas disse que há cerca de 200 metros da calha preenchidos, inclusive com lixo, a exemplo de materiais plásticos, garrafas PET e até móveis e utensílios carregados pela cheia do Cachoeira.

“É um trabalho demorado, temos que ter paciência e vamos garantir que a Ponte Miguel Calmon não sofra nenhum dano como em anos anteriores, inclusive na maior cheia da história registrada no final de dezembro de 2021”, disse o superintendente. Ele acrescentou que a ação da Força-Tarefa deve durar o tempo necessário à desobstrução da calha da rio.

Legenda: Prefeitura de Itabuna mobiliza Força-Tarefa na operação de remoção de toneladas baronesa no Rio Cachoeira – Fotos Pedro Augusto

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn