Prefeitura mobiliza Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na prevenção ao mosquito da dengue em Itabuna

Um Teatro de Fantoches chamou a atenção de quem passou na Praça José Bastos, no centro de Itabuna, nesta quarta-feira, dia 28. A apresentação foi realizada pelas coordenações dos agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde para alertar a população e falar sobre os cuidados para evitar a presença do mosquito Aedes aegypti.

De forma lúdica, a equipe da Educação em Saúde do Departamento de Endemias, orientou as pessoas para que evitem água parada e façam a limpeza de recipientes e reservatórios de água dentro de casa. Além disso, devem tirar 10 minutos a cada semana para observar se há pupas (larvas do mosquito) para que a água seja removida e o vasilhame limpo com bucha e sabão.

“Nosso intuito é conscientizar os moradores da cidade em relação às medidas preventivas que ainda são o melhor remédio para o combate ao mosquito causador de arboviroses como dengue, zika vírus e chikungunya”, disse a Agente de Combate às Endemias (ACE) Vaneuza Ferreira.

Atualmente, a cidade registra 17 casos confirmados de dengue e um de chikungunya de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses disponível no site do Ministério da Saúde. “Nessa quinta feira, dia 29, estaremos no Bairro Jorge Amado orientando as crianças, adolescentes e adultos com o Teatro de Fantoches”, informou.

“Na próxima semana será a vez do condomínio residencial Jardim América I e II onde vamos realizar atividades educativas e de tratamento de eventuais focos”, informou Vaneuza Ferreira.

Já a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Michele Bispo reforçou a importância da união entre os agentes da Secretaria Municipal de Saúde no trabalho educativo. “Nós estamos juntos para orientar a população sobre como a falta de cuidado nos domicílios atrai o mosquito que causam tantos males às pessoas,” falou.

A professora aposentada Guadalupe Dantas assistiu a apresentação do Teatro de Fantoches na companhia do neto. “A iniciativa é importante, mas as pessoas precisam se conscientizar. A atenção não é função apenas da Prefeitura. Temos que fazer a nossa parte”, afirmou.

Legenda: 1. Professora aposentada Guadalupe Dantas assistiu a apresentação. 2. Coordenação mobilizou dos agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde.3. e 4. Agente de Combate às Endemias (ACE) Vaneuza Ferreira. Fotos Pedro Augusto.