Prefeitura de Itabuna faz mutirão no Sarinha e Coordenação de Endemias destaca boa receptividade

A Prefeitura de Itabuna realizou hoje, dia 8, no Sarinha Alcântara mais uma edição do mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. A Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde destacou a boa receptividade das famílias do bairro da zona sul da cidade.

Com isso, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias está cada vez mais motivada com a realização dos mutirões para o combate ao mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya nos bairros de Itabuna diante da boa receptividade dos moradores.

Nesta sexta-feira, por exemplo, as famílias do Sarinha Alcântara se anteciparam às ações do mutirão e colocaram lixo e entulhos na porta das residências para serem recolhidos por equipes da Divisão de Limpeza Pública e da concessionária Biosanear.

A coordenadora de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, informou que a ação no bairro começou com orientação e educação ambiental junto às famílias nas visitas domiciliares e tratamento focal durante a semana.

Segundo ele, o bota-fora culmina o trabalho das equipes de Agentes de Combate às Endemias, de Educação em Saúde, dos servidores da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Biosanear. “A remoção de lixo, entulhos e móveis e eletrodomésticos usados evita que acumulem água se tornem criadouros”, explicou.

Ela destacou que a receptividade é fundamental para o sucesso no combate às endemias e ressaltou que a participação ativa das comunidades garante melhores resultados no combate à proliferação do mosquito e na redução dos casos de doenças.

“As ações que vêm sendo intensificadas fizeram com que o índice de infestação predial em Itabuna se mantivesse em 1,5%, ou seja, bem próximo do previsto pelo Ministério da Saúde”,frisou.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, ressaltou que esse esforço da equipe de combate à dengue demonstra que a Secretaria Municipal de Saúde continua com a boa estratégia adotada nos últimos três anos na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Ela comemorou os baixos índices de infestação do mosquito, mas alertou a população para não baixar a guarda e continuar vigilante com adoção de medidas preventivas, inclusive a fiscalização de quintais e terrenos baldios por dez minutos a cada semana.

“Uma das recomendações simples é não deixar água parada em casa, seja em tanques, reservatórios ou uma simples garrafa PET”, disse. “Cuidados são mais que necessários”, finalizou.

Legenda: Prefeitura de Itabuna faz mutirão no Sarinha com boa receptividade – Fotos Ascom