NOTA

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Serviço de Abordagem Social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), acompanha a situação desse rapaz desde o ano passado. Chama-se Wallace.

Depois de identificado pelo Serviço de Abordagem Social, familiares seus foram encontrados na Rua Bela Vista, Sarinha.
Técnicos da SEMPS estiveram no endereço na noite de ontem, dia 19, conversaram com os familiares do Wallace e o encaminharam ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para ser medicado com apoio de uma equipe do SAMU-192.

Desde o ano passado, os técnicos da SEMPS conseguiram contato com o cidadão de prenome Henrique, que é sobrinho do Wallace e este garantiu que cuidaria do paciente, inclusive deu entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O caso foi encaminhado ao CREAS IV, no São Caetano, por se tratar de violação de direitos.

A recomendação das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e da Saúde é que em casos de pessoas com transtornos mentais nas ruas em crise sejam atendidas pelo SAMU-192, que pode ser acionado por quaisquer pessoas.

Depois de levado ao Hospital de Base para medicação, o paciente, se necessário, terá acompanhamento do Departamento de Saúde Mental e dos CAPs.

Legenda: Paciente encaminhado ao Hospital de Base para atendimento da urgência psiquiátrica com apoio do SAMU-192. Fotos Ascom