Prefeitura inicia dois dias de mutirão contra o mosquito da dengue no São Caetano em Itabuna

Nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, a partir das 8 horas, acontecem no São Caetano mutirões de prevenção e combate ao mosquito, inclusive com bota-fora de coisas inservíveis armazenadas nas casas e quintais. Por isso, os moradores devem colocar tudo na porta de casa para o recolhimento pelas equipes de operários e caminhões do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna e da concessionária Biosanear.

Na manhã de quarta-feira foram realizadas visitas aos pátios de apreensão de veículos, borracharias e sucatas, localizados às margens da rodovia BR-101, trecho Itabuna- Itajuípe. Uma força tarefa em parceria com Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e Polícia Rodoviária Federal (PFR).

Foram encontrados diversos focos do mosquito Aedes aegypti em decorrência dos períodos chuvosos dos últimos 15 dias de março. Depois de verificados as pupas e larvas, os locais e veículos tratados para eliminação e recomendada algumas medidas preventivas aos gerentes e donos desses imóveis para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses no site do Ministério da Saúde, até ontem Itabuna registra seis casos de chikungunya, com coeficiente de 3,2%, dos quais três confirmados em análises de laboratório e um epidemiológico. São 72 casos de dengue, dos quais nove confirmados em laboratorialmente e 13 clínicos epidemiológicos. O coeficiente de incidência resulta do número total de casos prováveis dividido pela população, multiplicado por 100 mil habitantes.

Legenda: Pátios de apreensão de veículos, borracharias e sucatas às margens da rodovia BR-101 vistoriados. Fotos Ascom.