Vigilância Epidemiológica de Itabuna publica alerta sobre aumento de casos de Influenza

A Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, diante do aumento da circulação de diversos vírus respiratórios detectados nas unidades de saúde e nos hospitais publicou o Alerta Epidemiológico nº 01/2024. Até hoje, foram registrados 13 casos com resultados RT-PCR realizados pelo LACEN em Salvador-BA.

Por isso, há a recomendação sobre a importância da vacinação, intensificação da testagem e das medidas de prevenção e controle a toda população do município de Itabuna e em geral. Abaixo, a íntegra do Alerta Epidemiológico nº 01/202

“Alerta Epidemiológico nº 01/2024
Assunto: Alerta para o aumento dos casos de Influenza A em Itabuna – BA

Considerando o aumento da circulação de diversos vírus respiratórios detectados nas unidades de saúde e nos hospitais, ocasionando casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, informa: O aumento do número de casos de Influenza A em Itabuna detectados entre os meses de fevereiro e março do corrente ano. Até o momento, foram registrados no nosso sistema um total de 13 casos com resultados positivos de RT-PCR realizados pelo LACEN em Salvador-BA.

Destacamos que estamos registrando casos de Síndrome Gripal por diversos vírus circulantes (Vírus Sincicial Respiratório, Rinovírus, Adenovírus, Sars-COV2) que acometem também as crianças.

Ressaltamos a importância da vacinação, intensificar a testagem e das medidas de prevenção e controle a toda população do município de Itabuna e em geral.

Itabuna, 21 de março de 2024

Secretaria Municipal de Saúde”