Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Hospital de Base de Itabuna fará Pit-Stop da Campanha Abril pela Segurança do Paciente

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoverá no próximo dia 29, uma ação da Campanha Abril pela Segurança do Paciente.

O evento, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em parceria com as demais comissões, vai trabalhar o tema nacional da campanha para 2024 – “Comunicação e Trabalho em Equipe como base para promover a excelência do cuidado em saúde”.
A ação será em dois momentos: um Pit-Stop às 10h, em frente ao auditório da unidade hospitalar e uma gincana com prêmios e lanches às 14h no auditório.

O objetivo da campanha em nível nacional é compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições de saúde, além da divulgação do papel dos serviços, dos profissionais, dos usuários e das instituições de ensino na promoção do cuidado seguro com o paciente.

Segundo a coordenadora do NSP no HBLEM, Camila Valença, a ideia do Pit-Stop, é “incentivar o engajamento e destacar a importância da participação dos profissionais de saúde, dos pacientes e dos acompanhantes para uma experiência exitosa no atendimento de saúde”.

Vale ressaltar o papel desses protocolos na redução de eventos danosos, decorrentes da assistência prestada no hospital. Rotinas simples como o hábito de lavar as mãos antes e depois do contato com doentes e superfícies potencialmente contaminadas, por exemplo, diminui o risco de infecções.

Por sua vez, dispensa a extensão do tempo de permanência do paciente na unidade hospitalar, resultando numa recuperação mais rápida e no enxugamento de despesas. Daí, a relevância de conscientizar os clientes para que adotem uma postura benéfica durante a estadia no serviço de saúde, compartilhando possíveis problemas de forma clara e ordenada.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem como pilares: Identificar corretamente o paciente e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

Além disso, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;  higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Legendas: 1. Card oficial da campanha do Ministério da Saúde. 2. Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães estão sendo ampliado. Foto Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn