Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna faz bota-fora para a prevenção e combate ao Aedes Aegypti no Jaçanã

Com objetivo de promover a prevenção ao Aedes aegypti no Jaçanã, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira, dia 8, das 8 às 13 horas, mutirão nas ruas do bairro. Uma das ações será a coleta de materiais em desuso ou inservíveis como: móveis velhos e utensílios domésticos no bota-fora.

Por isso, para garantir o descarte correto e garantir a limpeza os moradores devem colocar os materiais na porta de casa, a partir das primeiras horas da manhã para a coleta pelo Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) que coopera com a ação da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Biosanear.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) também contarão com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em mais uma ação educativa ambiental e de prevenção no combate à proliferação do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus.

A coordenadora do Programa de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, destacou que o mutirão, além de promover a limpeza de quintais e terrenos baldios, é principalmente uma ação educativa. “Nós sempre orientamos a população a reservar pelo menos 10 minutos por semana para fazer uma vistoria na casa, onde já sabemos, estão 75% dos focos do mosquito”, afirmou.

“Neste período de chuvas é bom também ficar atento às calhas, vasos de plantas e garrafas PET ou de vidro armazenadas com a boca para cima. Por isso, os moradores devem observar se há água parada. Os vasinhos de plantas devem ser bem lavados com água e sabão a fim de evitar criadouros do mosquito”, orientou Lucimar.

O supervisor-geral de Endemias, Clodoaldo Oliveira, informou que o bota-fora desta quarta-feira vai inspecionar borracharias, oficinas, terrenos baldios e as garagens das empresas de ônibus no Jaçanã Ao todo, 20 Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde estarão envolvidos na operação de fiscalização desses locais.

Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, a cada mês são recolhidos das ruas e canais de drenagem grandes quantidades de material descartado de forma irregular. São pneus, móveis, entulhos e materiais inservíveis.

“Todos os meses são cerca de 800 toneladas de volumosos e 1.500 toneladas de outros materiais, mas essas quantidades variam de mês a mês”, conclui Lázaro. O próximo mutirão será nesta sexta-feira, dia 10, na Vila de Mutuns.

Legenda: Mutirão de Combate ao Aedes aegypti chega ao Jaçanã e a Vila de Mutuns. Fotos: Ascom.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn