Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura monta força-tarefa para reforçar ações de combate ao mosquito da dengue em Itabuna

Se depender das ações da Coordenação do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde o Aedes aegypti não terá vez em Itabuna. Mas, as ações de reforço para eliminar o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya necessitam da participação e engajamento da população.

Atualmente, ações são realizadas diariamente em várias partes da cidade. Nesta quarta-feira, dia 8, por exemplo, uma força tarefa com a participação da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e da Biosanear executou mutirão com bota-fora no bairro Jaçanã.

O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) inclui eliminação de criadouros de larvas, pulverização de inseticida e orientação às famílias sobre os cuidados para evitar a presença do mosquito. As equipes de educação em saúde orientaram sobre o descarte do lixo (bota-fora) acumulado nos quintais e espaços públicos pela equipe da Biosanear.

O mutirão no Jaçanã começou logo cedo até o final da tarde depois que o bairro estiver totalmente limpo e livre de qualquer vestígio que possa indicar a presença do mosquito, conforme garantiu o supervisor-geral de Endemias, Clodoaldo Oliveira.

“É um serviço completo, porque a ação começa dentro das casas e se estende às áreas externas, com roçagem, poda de árvore e limpeza das ruas, praças e do canal de drenagem que corta o bairro”, informou o supervisor.

Outro detalhe destacado por Clodoaldo é que os moradores também se tornam importantes agentes de combate e controle do mosquito quando se livram de objetos, restos de construção e móveis sem uso acumulados em seus quintais.

“Graças aos esforços e a dedicação das equipes envolvidas nos mutirões temos garantido um índice de infestação predial abaixo de 2% em Itabuna. Vamos continuar trabalhando duro para zerar esse número” disse o supervisor de Endemias. Nesta semana será realizado em Mutuns.

 

Legenda: Prefeitura executou mutirão para reforçar ações de combate ao mosquito da dengue no Jaçanã em Itabuna – Fotos Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn