Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna inicia 2ª etapa de limpeza do canal do São Caetano e patrolamento da Rua da Bananeira

Operários com equipamentos da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) iniciaram na manhã desta sexta-feira, 17, a 2ª etapa da limpeza e manutenção do canal de drenagem do Bairro São Caetano. Com isso, a Prefeitura de Itabuna acatou a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) que ouviu apelo dos moradores do entorno.

Os serviços envolvem a remoção da vegetação, lixo, móveis velhos e outros dejetos que são jogados na calha do corpo d’água aleatoriamente por algumas pessoas, mesmo com a coleta regular e diária do lixo doméstico em toda a cidade. A operação tem sido possível depois da estiagem desta semana.

“Além da desobstrução do canal de drenagem, a remoção dos resíduos eliminam a presença de mosquitos e outros insetos, animais peçonhentos e répteis que causam transtornos e riscos à saúde dos próprios moradores. Além disso, a limpeza proporciona um ambiente saudável e o bem-estar da população”, afirmou o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.

Ele destacou que a limpeza dos mais de 30 canais de drenagem é um serviço essencial e rotineiro, realizado de forma preventiva pela Prefeitura para evitar transbordamento após o período de chuva. É também uma preocupação do prefeito Augusto Castro para garantir a segurança para as famílias que residem nas proximidades desses canais.
No período da manhã de hoje enquanto os serviços estavam sendo executados algumas pessoas acompanharam com satisfação o trabalho dos operários e da escavadeira hidráulica que foi colocada dentro da calha.

Uma delas, a moradora Telma de Souza que aproveitou para agradecer ao prefeito Augusto Castro pelo trabalho realizado na manutenção da cidade, em especial por atender aos pedidos dos moradores. “Temos muito a agradecer ao prefeito porque sempre esteve presente nas comunidades, principalmente as mais periféricas”, disse.

O canal do São Caetano é um dos mais extensos da cidade, com cerca de três mil metros lineares e transporta águas pluviais e fluviais dos bairros Pedro Jerônimo, São Pedro, Maria Pinheiro, Fonseca, São Caetano e Gogó da Ema e Sarinha Alcântara até o Rio Cachoeira.

BANANEIRA

Com o tempo firme e o solo seco, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo determinou a Superintendência de Serviços Públicos que desse início ao patrolamento, nivelamento e cascalhamento da Rua Tertuliano Guedes de Pinho (Rua da Bananeira) para melhorar o fluxo de veículos, inclusive dos ônibus do sistema de transporte público.

A via com pouco mais de 1,7 mil metros de extensão necessitava de atenção, principalmente depois das intensas chuvas de acordo com a secretária Sônia Fontes que mantém um cronograma de manutenção das ruas de barro, principalmente aqueles que ainda não constam do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui.

No caso da Rua da Bananeira, as casas e barracos serão removidos para de lugar a dois parques lineares e parte dos moradores transferidos para as unidades habitacionais do Projeto Viver Melhor, cujas obras aguardam aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para serem iniciadas.

Legenda: Com a estiagem, a impeza do canal de drenagem do São Caetano entra na 2ª etapa – Fotos Alex de Sousa

Legenda: Rua Tertuliano Guedes de Pinho (Bananeira) está sendo patrolada e tendo aplicação de cascalho – fotos Alex de Souza.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn