Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna realiza caminhada de conscientização do Maio Amarelo

Chega de abuso sexual de crianças e adolescentes! A frase marcante e repleta de impacto foi a tônica da mensagem levada à Avenida Cinquentenário na tarde de sexta-feira, dia 17, quando a Prefeitura de Itabuna em parceria com entidades da sociedade civil organizada promoveu uma caminhada contra os crimes de que são vítimas.

A ação reuniu centenas de pessoas de diversas idades para de forma lúdica informar e conscientizar a todos que transitavam na maior avenida comercial da região Sul da Bahia, com panfletos, música, distribuição de margaridas artesanais, que são símbolo da Campanha Faça Bonito, sobre a necessidade de proteção às crianças e adolescentes. Foi um grito simbólico na tentativa de alertar a sociedade de que maus-tratos, abusos e crimes afetam a vida e a saúde de crianças e adolescentes.

A secretaria interina de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Luciana Seara, destacou a importância do momento para a sociedade itabunense. Segundo ela, a caminhada junto com outros órgãos mostra que os poderes públicos estão unidos na rede de proteção e no combate ao abuso sexual dos menores. Além, disso também foi importante divulgar o Disque 100, um canal para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Realizamos essa caminhada todos os anos com o objetivo de informar, conscientizar, mobilizar a sociedade civil para esse grave problema. Com a caminhada, podemos perceber o tamanho desse movimento e pedir o comprometimento de todos os cidadãos. A Prefeitura de Itabuna, com o envolvimento das secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social e Combate à Pobreza, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Defensoria Pública, subseção da OAB, UESC e UFSB, enfim, de todos organizados e mobilizados busca garantir a o direito da criança, afirmou a secretária.

A presidente do CMDCA, Maria D’Ajuda Lucas, enfatizou que integrar a Campanha Nacional Faça Bonito e mobilizar a cidade pela proteção das nossas crianças é muito importante para todos os cidadãos de Itabuna. “Hoje, é um momento importante para nosso município. É um momento em que a gente faz um chamado à sociedade e damos um grito dizendo: ‘vamos nos unir e salvar nossas crianças’. Quanto mais omissão, mais crianças são exploradas e abusadas. Se a sociedade se mobilizar e entender que quem protege as crianças somos nós, adultos, futuramente vamos ver e conviver um futuro sem violência, sem abuso e violação de direitos e crianças felizes. Chega de abuso sexual de crianças e adolescentes” , disse.

A psicóloga da Defensoria Pública Geysa Angélica Andrade relatou que a caminhada representou a luta conjunta entre os diversos segmentos sociais do município em defesa da criança e do adolescente. “Nossa luta é cada vez mais evidenciar a necessidade de as crianças serem protegidas e guardadas enquanto elo mais frágil da nossa sociedade. A Defensoria está trabalhando e representando essas crianças que na maioria das vezes vivem em situação de vulnerabilidade social”, completou.

O presidente da subseção da OAB e coordenador do Grupo Ação Comunitária de Itabuna (GAC), Rui Carlos Silva, defende a garantia dos direitos da criança e a educação sexual para as crianças nas escolas como uma forma de instruí-las e protegê-las. Ele ressaltou ainda que o evento é de extrema importância por chamar a atenção da sociedade para o combate à violência contra a criança.

A caminhada contou com a presença da vereadora Wilmaci Oliveira, do 15º Batalhão da Polícia Militar – Programa PROERD, Polícia Civil – representantes da Delegacia da Mulher DEAM) -, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Lar Fabiano de Cristo, Creche Irmã Margarida, Guarda Municipal – Patrulha Guardiã Maria da Penha, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) – Setorial de Cultura Afro-Brasileira, Pai Gildo Kualange do Ilê Odara da Cultura Afro, Fundação Marimbeta, Grupo Encantarte, Associação Padre Tonucci representando a Igreja Católica, dentre outras instituições.

 

 

Legenda: Prefeitura de Itabuna realiza caminhada de conscientização do Maio Amarelo – Fotos Pedro Augusto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn