A Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), chega às escolas municipais nesta terça e quarta- feira, dias 4 e 5 de junho.
Os alunos das escolas Elzo de Pinho de Magalhães, São Paulo e da APAE plantam mudas de plantas frutíferas e essências florestais em uma atividade voltada para o manejo no plantio de árvores e preservação da biodiversidade do município.
“O objetivo da atividade é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs. Aliado a isso, trabalhamos com a interrelações entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta”, disse o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa.
Com o tema “Nossa Terra, Nosso Futuro”, a Semana do Meio Ambiente foi aberta no domingo passado, dia 2, e segue até sexta-feira, dia 7. A temática deste ano está relacionada à praticas sustentáveis já inseridas no Programa Recicla Itabuna.
Dentre elas, repensar atitudes voltadas para a conscientização ambiental e a conservação da biodiversidade no município, o que inclui evitar o desperdício de comida. Cada um deve ser responsável pela destinação do seu lixo e evitar o desperdício e a contaminação da água.
Entre as mudas plantadas pelos estudantes estão o Ipê Amarelo de Jardim, que é uma planta ornamental nativa do Brasil e é muito apreciada por sua forma elegante de floração intensa na Primavera, pois chega a ter 2,5 metros de altura.
Já o Jacarandá Mimoso é uma espécie que possui belas flores rosadas e folhagem densa em formato de penacho, podendo atingir cerca de 5 metros de altura e é apreciado por sua beleza.
“A Educação Ambiental é fundamental nas escolas, pois representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas à conservação do meio ambiente, além de objetivar a compreensão dos conceitos relacionados à sustentabilidade, preservação e conservação”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura.
Na quinta-feira dia 6, às 14 horas, a Secretaria Municipal da Educação vai apresentar um show musical enquanto a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna (AACRRI) os resultados da coleta seletiva no Centro de Cultura Adonias Filho.
A Semana do Meio Ambiente tem apoiadores O Boticário, CVR Costa do Cacau, Biosanear, UNEX, UESC, secretaria municipais da Educação e de Planejamento (SEPLAN) e AACRRI.
No encerramento, na sexta-feira, dia 7, às 8 horas, na Praça José Bastos, todos as instituições envolvidas vão montar estandes das atividades realizadas com fotografias e os kits pedagógicos utilizados nas escolas cadastradas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, nos anos de 2022, 2023 e 2024.
“A CVR Costa do Cacau fará doação de mudas de plantas frutíferas e atividades lúdicas sobre educação ambiental com premiações”, falou Alan. Além disso, haverá a coleta de lixo eletrônico (logística reversa) também naquela praça pública em evento aberto à participação de empresários e da comunidade.
Legenda: Vista panorâmica do centro de Itabuna – Foto arquivo