Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura comemora Semana do Meio Ambiente em Itabuna com plantio de mudas em escolas municipais e logística reversa

A Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), chega às escolas municipais nesta terça e quarta- feira, dias 4 e 5 de junho.

Os alunos das escolas Elzo de Pinho de Magalhães, São Paulo e da APAE plantam mudas de plantas frutíferas e essências florestais em uma atividade voltada para o manejo no plantio de árvores e preservação da biodiversidade do município.

“O objetivo da atividade é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs. Aliado a isso, trabalhamos com a interrelações entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta”, disse o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa.

Com o tema “Nossa Terra, Nosso Futuro”, a Semana do Meio Ambiente foi aberta no domingo passado, dia 2, e segue até sexta-feira, dia 7. A temática deste ano está relacionada à praticas sustentáveis já inseridas no Programa Recicla Itabuna.

Dentre elas, repensar atitudes voltadas para a conscientização ambiental e a conservação da biodiversidade no município, o que inclui evitar o desperdício de comida. Cada um deve ser responsável pela destinação do seu lixo e evitar o desperdício e a contaminação da água.

Entre as mudas plantadas pelos estudantes estão o Ipê Amarelo de Jardim, que é uma planta ornamental nativa do Brasil e é muito apreciada por sua forma elegante de floração intensa na Primavera, pois chega a ter 2,5 metros de altura.

Já o Jacarandá Mimoso é uma espécie que possui belas flores rosadas e folhagem densa em formato de penacho, podendo atingir cerca de 5 metros de altura e é apreciado por sua beleza.

“A Educação Ambiental é fundamental nas escolas, pois representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas à conservação do meio ambiente, além de objetivar a compreensão dos conceitos relacionados à sustentabilidade, preservação e conservação”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura.

Na quinta-feira dia 6, às 14 horas, a Secretaria Municipal da Educação vai apresentar um show musical enquanto a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna (AACRRI) os resultados da coleta seletiva no Centro de Cultura Adonias Filho.
A Semana do Meio Ambiente tem apoiadores O Boticário, CVR Costa do Cacau, Biosanear, UNEX, UESC, secretaria municipais da Educação e de Planejamento (SEPLAN) e AACRRI.

No encerramento, na sexta-feira, dia 7, às 8 horas, na Praça José Bastos, todos as instituições envolvidas vão montar estandes das atividades realizadas com fotografias e os kits pedagógicos utilizados nas escolas cadastradas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, nos anos de 2022, 2023 e 2024.

“A CVR Costa do Cacau fará doação de mudas de plantas frutíferas e atividades lúdicas sobre educação ambiental com premiações”, falou Alan. Além disso, haverá a coleta de lixo eletrônico (logística reversa) também naquela praça pública em evento aberto à participação de empresários e da comunidade.

 

Legenda: Vista panorâmica do centro de Itabuna – Foto arquivo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn