Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Vacina Qdenga tem público ampliado em Itabuna e está disponível nas unidades de Saúde

A vacina Qdenga teve o público ampliado pelo Ministério da Saúde e agora pode ser aplicada contra a contra a Dengue em pessoas de 4 a 59 anos de idade nas unidades de saúde da Prefeitura de Itabuna. A medida tem o objetivo de evitar a perda da validade do estoque de imunizantes na Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.

Antes, a Qdenga era indicada apenas para pessoas de 10 a 14 anos. No entanto, Itabuna teve uma baixa adesão à vacina. “Desde fevereiro não chegamos a 20% desse público-alvo que deveria ter sido vacinado”, lembra a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito.

O imunizante é aplicado em duas doses para quatro subgrupos da dengue e já está disponível em todas as unidades de Saúde do município. A ampliação das faixas etárias também foi uma iniciativa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Atualmente, em Itabuna, a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde está com 1.600 doses disponíveis. O imunizante tem validade até o próximo dia 30. “Ficamos com um saldo grande de vacinas no município e esse é o momento de reforçar a proteção contra a doença”, orientou Camila Brito.

Para receber a dose é necessário comparecer à Unidade Básica ou de Saúde da Família acompanhada munido de RG, CPF ou Cartão SUS e Certidão de Nascimento do menor. Os atendimentos acontecem no expediente normal das 8 às 11 e das 13 às 16h.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn