Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Hospital de Base de Itabuna promove treinamento dos novos membros da CIPA

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu, entre os dias 26 e 28, o treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), eleitos e indicados em outubro. Ao todo, 10 colaboradores foram eleitos e outros 10 indicados para a gestão 2024/2025.

Ministrado por profissionais dos Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), o treinamento ocorreu no auditório da unidade hospitalar e abordou diversos tópicos.

Entre os temas discutidos estavam: História e Conceito da CIPA, com atualizações da Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5); Riscos Ocupacionais; Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Acidentes de Trabalho e o Fluxograma de Acidentes de Trabalho.

Os novos integrantes da CIPA também participaram de estudos de caso, palestras sobre Primeiros-Socorros e Treinamento de Combate a Incêndios. O ponto alto do treinamento foi a palestra sobre Assédio, ministrada pelo psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Gabriel Sauer.

De acordo com a coordenadora do SESMT do HBLEM, Nayara Andrade, o tema foi abordado no dia 27 e destacou as mudanças na legislação com a incorporação do assunto assédio.

“Por isso, em março de 2023, a nomenclatura foi alterada para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. A mudança resultou da Lei nº 14.457/22, que atribuiu à CIPA a responsabilidade de combater o assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho”, explicou.

O treinamento foi encerrado com noções sobre Mapa de Risco e uma atividade prática no prédio hospitalar. A CIPA tem como atribuições prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. É função dos integrantes inspecionar as condições de trabalho oferecidas pela instituição/empresa, assegurar direitos e deveres, além de implementar ações de prevenção de acidentes para proteger os trabalhadores.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn