Servidores da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna participaram das Oficinas de Estratificação de Risco/Novas Tecnologias para Controle Vetorial e de Organização da Rede Assistencial, realizadas pelo Ministério da Saúde, em Salvador, nos dias 28 e 29 de novembro.
A ação, promovida pelo Governo Federal, contou com o apoio da Coordenação de Doenças Transmitidas por Vetores (CODTV) – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP/SUVISA/DIVEP) da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB).
O evento teve como foco debater propostas para identificar pontos fortes e lacunas na resposta à epidemia, ajustar e aprimorar as estratégias de enfrentamento das arboviroses, subsidiar o plano de ação de contingência local e o plano de monitoramento, incluindo indicadores-chave para garantir a efetiva implementação e acompanhamento das ações. Além disso, foram discutidas a reorganização dos serviços de saúde, o estabelecimento de indicadores claros e a avaliação da assistência prestada.
Durante o treinamento, foi apresentada uma nova tecnologia a ser empregada nos planos de ações de controle vetorial para 2025. As oficinas contaram com a participação de representantes de profissionais do estado, do nível central e dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), que atuam no enfrentamento das arboviroses, além de um técnico da assistência e um técnico da vigilância de cada município.
Além de Itabuna, participaram representantes das cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Salvador.