Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães dá as boas-vindas aos novos internos de Medicina

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), deu as boas-vindas aos novos alunos do internato de Medicina da AFYA – Ciências Médicas. O ato de recepção aconteceu no final da semana passada.

Organizado pela Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade hospitalar, a recepção aconteceu no auditório com a participação dos supervisores do internato da AFYA, os médicos Danilo Caires e José Charles Filho.

Um total de 84 estudantes da graduação em Medicina, do 9º ao 12º períodos, ingressou no internato, que terá duração de sete semanas. A turma vai se dividir pelo Pronto-Socorro, Enfermarias, Centro Cirúrgico e Ambulatório do HBLEM.

No encontro, os alunos receberam orientação sobre as práticas e as condutas a serem seguidas no ambiente hospitalar, com foco na postura ética, comportamento, noções e cuidados com os pertences, noções básicas de higiene, além da boa convivência com os colegas no ambiente de aprendizado.

A enfermeira coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Talita Ramos, e a enfermeira do SESMT, Cristiana Santos, fizeram uma apresentação geral sobre a Política de Biossegurança e Controle de Infecção da instituição aos alunos recém-chegados.

Danilo Caires, que também é coordenador da Residência Médica de Cirurgia Geral na instituição, destacou que o Hospital de Base é considerado um Hospital-Escola na região sul da Bahia, sendo uma fonte de aprendizado e referência na formação de novos profissionais médicos. “Aprendam ao máximo com os nossos profissionais, estudem e coloquem em prática tudo o que vocês aprenderem”, enfatizou.

O diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, frisou que a boa parceria do Hospital de Base com instituições de ensino, como a AFYA Ciências Médicas, é fundamental. “Na prática, os internos aprendem toda a rotina médica na unidade hospitalar, contribuem para o trabalho da nossa equipe assistencial e quem ganha com isso são os pacientes”, falou.

O Hospital de Base é “Portas Abertas” para Urgência e Emergência, Ortopedia e Traumatologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo considerado um dos mais importantes equipamentos públicos de saúde do interior da Bahia.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn