O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), deu as boas-vindas aos novos alunos do internato de Medicina da AFYA – Ciências Médicas. O ato de recepção aconteceu no final da semana passada.
Organizado pela Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade hospitalar, a recepção aconteceu no auditório com a participação dos supervisores do internato da AFYA, os médicos Danilo Caires e José Charles Filho.
Um total de 84 estudantes da graduação em Medicina, do 9º ao 12º períodos, ingressou no internato, que terá duração de sete semanas. A turma vai se dividir pelo Pronto-Socorro, Enfermarias, Centro Cirúrgico e Ambulatório do HBLEM.
No encontro, os alunos receberam orientação sobre as práticas e as condutas a serem seguidas no ambiente hospitalar, com foco na postura ética, comportamento, noções e cuidados com os pertences, noções básicas de higiene, além da boa convivência com os colegas no ambiente de aprendizado.
A enfermeira coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Talita Ramos, e a enfermeira do SESMT, Cristiana Santos, fizeram uma apresentação geral sobre a Política de Biossegurança e Controle de Infecção da instituição aos alunos recém-chegados.
Danilo Caires, que também é coordenador da Residência Médica de Cirurgia Geral na instituição, destacou que o Hospital de Base é considerado um Hospital-Escola na região sul da Bahia, sendo uma fonte de aprendizado e referência na formação de novos profissionais médicos. “Aprendam ao máximo com os nossos profissionais, estudem e coloquem em prática tudo o que vocês aprenderem”, enfatizou.
O diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, frisou que a boa parceria do Hospital de Base com instituições de ensino, como a AFYA Ciências Médicas, é fundamental. “Na prática, os internos aprendem toda a rotina médica na unidade hospitalar, contribuem para o trabalho da nossa equipe assistencial e quem ganha com isso são os pacientes”, falou.
O Hospital de Base é “Portas Abertas” para Urgência e Emergência, Ortopedia e Traumatologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo considerado um dos mais importantes equipamentos públicos de saúde do interior da Bahia.