Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Centro de Controle de Zoonoses orienta a população de Itabuna sobre os riscos da Esporotricose

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre os riscos da Esporotricose, uma doença causada pelo fungo Sporothrix que fica no solo e atinge principalmente gatos e seus tutores. A doença se manifesta nas pessoas com lesões na pele que não cicatrizam e nos animais principalmente nas patas e focinho.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância desse trabalho de orientação que vem sendo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses.

“Quanto mais informações a população tiver acesso, mais chances temos de evitar contaminações”, frisa. Já o médico veterinário do CCZ Samir Hage informa que a doença tem tratamento, mas é necessário o isolamento do animal enquanto o tutor deve usar luvas para fazer o manejo.

“É importante levá-lo o quanto antes ao médico veterinário ou Centro de Zoonoses para que seja feita a coleta do material e envio para análise em laboratório, bem como iniciar logo o tratamento, pois é bem demorado”, orienta o veterinário Samir Hage.

Nos gatos o fungo se aloja nas unhas ou patas e assim transmite a doença quando arranha ou morde o tutor ou qualquer pessoa. É muito importante evitar que esses animais fiquem na rua, pois ele pode se contaminar no ambiente ou durante uma briga com outros felinos.

 

 

Legenda: Secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, discute Esporotricose com coordenação dos ACS e ACE e do GOPA – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn