O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou que o Consórcio Grapiúna IP faça a reposição de cabos elétricos, luminárias e outros materiais para o retorno da iluminação pública da Avenida J.S. Pinheiro objeto de recorrentes furtos. Os serviços serão iniciados nesta sexta-feira, dia 14, para que o sistema volte a funcionar plenamente.
Na tarde de hoje, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, se reuniu com Vladmir de Jesus, gerente, e Paulo Herlei, eletrotécnico, representantes do Consórcio Grapiúna IP, responsável pela manutenção de todo o sistema, para autorizar os serviços, em caráter de urgência.
Ela estava acompanhada da diretora do Departamento de Iluminação Pública, Itana Bonfim, e de arquitetos e urbanistas, tendo expressado que a cidade tem tido prejuízos com furtos de cabos elétricos e a vandalização de equipamentos públicos.
“A sociedade nos cobrou muito, mas é preciso dizer que muitos equipamentos foram recolocados e furtados novamente. Agora, tivemos que aguardar o processo burocrático, mas necessário à boa utilização dos recursos públicos, para que o prefeito Augusto Castro (PSD) autorizasse a execução dos serviços”, comentou Sônia Fontes.
Nos últimos meses do ano passado e em janeiro, por exemplo, foram furtados cabos de energia na Avenida Amélia Amado, o que comprometeu o uso de semáforos daquela via nos cruzamentos com as avenidas Inácio Tosta Filho e Juracy Magalhães, no centro. Além disso, vândalos danificam a tubulação e dutos subterrâneos por onde passa o cabeamento. Quaisquer pessoas podem acionar as forças de segurança para denunciar ações desse tipo pelo 190.