Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Central do Catador coleta 1,7 tonelada de material reciclável na Lavagem do Beco do Fuxico

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) atuou na Lavagem do Beco do Fuxico, com a instalação da Central do Catador. A festa aconteceu de quinta-feira, dia 20, a madrugada de domingo, dia 23, no centro da cidade.

Com o lema “Recicle aqui e faça a diferença” cerca de 50 catadores da associação e 10 avulsos realizaram a coleta de matérias que serão destinados à reciclagem, na central da AACRRI, no Bairro Lomanto. Os agentes contaram com a estrutura de uma barraca para refeições e depósito de materiais coletados, equipamentos de proteção, lanches, blusas e sacolas.

Durante os três dias de folia foram coletados 380 quilos de alumínio, 306 quilos de papelão, 535 quilos de garrafas PET, 210 quilos de plástico colorido, 76 quilos de plástico misto, 176 quilos de vidro e 10 quilos de isopor num total de 1, 722 tonelada.

O coordenador do Programa Recicla Itabuna e secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, a presença do programa nas festas populares, por meio da ação da AACRRI, é essencial pela educação ambiental, apoio às pessoas avulsas que catam recicláveis e recebem da Prefeitura e Governo do Estado o suporte.

“É uma atividade sócio produtiva que permite que levem renda para casa ao final para o sustento de suas famílias”, afirmou.

A presidente da AACRRI, Carissa Araújo, destaca que “o apoio do Governo do Estado, Prefeitura, Defensoria Pública do Estado e empresas como a CVR Costa do Cacau e Biosanear foram fundamentais para que pudéssemos atuar na Lavagem do Beco gerando uma renda-extra aos catadores e contribuindo para a conservação ambiental”.

Angélica Tomassini, coordenadora socioambiental da CVR afirma que “o Grupo Marca, através da atuação da CVR Costa do Cacau, e por meio de parcerias com órgãos públicos, trabalha para que a categoria seja incluída em todas as festividades das cidades que atendemos, visando oferecer aos profissionais estruturas adequadas e equipamentos de proteção individual para que possam trabalhar com segurança”.

A assistente social da Defensoria Pública do Estado, Andrea Reis Pires, uma das coordenadoras da ação na Lavagem do Beco, disse que “mais uma o apoio de instituições públicas e privadas e a participação da comunidade, possibilitou a valorização dos catadores e resultou na coleta de quase duas toneladas de recicláveis, além de dar visibilidade a um trabalho fundamental para a qualidade de vida na cidade”.

Além da coleta de materiais recicláveis, a AACRRI, a Prefeitura, através do Projeto Recicla Itabuna, Governo do Estado, DPE-BA, CVR e Biosanear realizaram ações de educação ambiental e de conscientização sobre a coleta seletiva.

 

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn