Cerca de 200 profissionais da educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), professores, coordenadores e diretores de unidades escolares estarão participando do I Seminário de Equidade Racial da Rede Municipal de Ensino de Itabuna na terça e quarta-feira, dias 18 e 19, no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no São Caetano.
Promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, sob o tema “Sankofa: caminhos para o fortalecimento das políticas de equidade racial na Rede Municipal de Ensino de Itabuna”. Na abertura, as apresentações culturais: Bia Reis, Manzuazinho e Grupo de Teatro Vozes
“O evento fará uma avaliação das políticas de educação das relações étnico-raciais no município, tendo como ponto alto será a divulgação de dados do diagnóstico efetuado no inicio do ano”, afirma a coordenadora Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Departamento de Educação Básica (DEB), professora Larissa Santos Pereira.
A partir da publicação, serão criados Grupos de Trabalho (GT) para a construção de indicadores visando à concretização da educação das relações étnico-raciais nas unidades educacionais.
Segundo a coordenadora, embora seja uma atividade interna, haverá a participação de representantes dos núcleos de educação especial, justiça restaurativa, movimentos sociais, órgãos públicos e conselhos, subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público da Bahia.
Na abertura, no dia 18, às 8 horas, haverá acolhida a com Kamau e as águas das nuvens (Manzuazinho), cerimonial narrando raízes, formação de Mesa. Às 9 h, Mesa 2 – • A implementação de uma política de equidade racial na Rede Municipal de Ensino: saudação do “chão da escola” e divulgação da Carta de Equidade Racial ao Secretário Municipal da Educação. Os trabalhos se encerrarão às 17 horas.
Vários profissionais da educação e grupos participarão do Seminário, a exemplo do Magia Negra com Lucas Oliveira (Grupo de Teatro Vozes), Egnaldo França (ENCANTARTE), Maria Domingas Mateus de Jesus (Conselho Municipal de Políticas de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna – COMPIR) e do representante do Movimento Negro Unificado (MNU), Josivaldo Félix Câmara.
Legenda: Itabuna sediou etapa territorial da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial com a presença de prefeitos Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna
