Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna atenderá nova faixa etária de adolescentes com vacina contra o HPV até dezembro

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará até o mês de dezembro a vacina contra o HPV para um novo grupo de adolescentes, aqueles que se enquadram na faixa etária de 15 a 19 anos. A coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, explica que essa ampliação foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

“Trata-se de uma estratégia para alcançar adolescentes que não foram vacinados entre os 9 a 14 anos de idade, mas que deveriam ter sido imunizados com esta vacina que é de rotina e disponibilizada pelo SUS”, explica.

De acordo com a coordenadora da Rede Frio, já foram vacinados 11.426 pessoas, o que representa 79,08% do público-alvo desta vacina, que são adolescentes de 9 a 14 anos.

Quando se pensa na faixa etária dos 15 a 19 anos, até o momento, de acordo com a enfermeira Camila Brito, foram vacinados apenas 53 jovens, o que representa 0,79% desta faixa etária.

“Aproveito para reforçar que está sendo observado um número crescente de casos desta doença nesta faixa etária, o que é muito preocupante por conta da iniciação sexual precoce, vulnerabilidade social e falta de orientação adequada”, argumenta Camila Brito.

Ela completa que por conta do aumento dos casos de HPV entre adolescentes e jovens, também tem sido registrado um crescimento no número de casos de câncer de cabeça e pescoço.

“A vacina contra o HPV é segura e fundamental na prevenção de diversos tipos de cânceres. Essa vacinação de resgate busca justamente assegurar que todos os adolescentes e jovens sejam imunizados”, encerra.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn