Itabuna está participando da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Salvador, com cinco delegados eleitos na instância municipal em maio. A mobilização é promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES).
A Conferência reúne, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, na capital, mais de 1 mil delegados e delegadas da sociedade civil e do poder público, tendo como objetivo avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que neste ano completa 20 anos.
Segundo a supervisora de Gestão do Sistema Único da Assistência Social da Secretaria de Promoção Social (SUAS/SEMPS), Suse Mayre Moreira Azevedo, a representação de Itabuna é integrada por três delegados do poder público e três da sociedade civil – entidade, usuários e trabalhadores do SUAS.
Os delegados Lucivânia Costa, Miriam Conceição Souza e Suse Mayre, representam o segmento governamental. Já Wesley Ribeiro de Morais, os trabalhadores do SUAS; Lilia Carla Gomes Santana- representa as Organizações da Sociedade Civil e Jean Silva dos Santos, os usuários do SUAS.
A programação incluiu a forma grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos: 1. Universalização do SUAS, acesso integral com equidade e respeito às diversidades; 2.A perfeiçoamento contínuo do SUAS, inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; 3. Integração de benefícios e serviços socioasistenciais, fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social no SUAS; 4. Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente; 5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinancimanto do SUAS.Tais temas orientaram os debates.
As conferências representam espaços de controle social e construção coletiva, nos quais a população, especialmente os usuários da assistência social, exerce papel ativo na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas na área. “As propostas devem projetar um novo momento para o SUAS: a defesa da sustentabilidade financeira, fortalecimento da vigilância socioassistencial, valorização dos trabalhadores e ampliação proteção social e do protagonismo dos usuários”, comentou Suse Mayre.
Nesta quinta-feira, dia 2, acontecerá a votação das propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro, com a eleição dos delegados que representarão a Bahia. “Foi uma grande responsabilidade representar Itabuna na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social e um compromisso em defender as propostas. O município tem preocupação com as políticas públicas para assistenciais na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).
Legenda: Itabuna participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social com seis delegados – Fotos Divulgação