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Prefeitura de Itabuna atendeu 40 comerciantes e estabelecimentos no 1º dia do Plantão do Alvará Sanitário

Na segunda-feira, dia 13, um total de 40 comerciantes itabunenses compareceram presencialmente ao 1º dia do Plantão do Alvará Sanitário, realizado pela Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, para a renovação ou emissão do documento.

Nesta semana, a VISA montou atendimento individualizado, com data e hora marcada, para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à emissão ou renovação do Alvará Sanitário. A ação segue até sexta-feira, dia 17, sempre das 9 às 16h30min, na sede do órgão.

Os estabelecimentos e comerciantes com pendências relativas ao Alvará Sanitário devem comparecer ao Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), localizado na Rua Rui Barbosa, nº 934, Centro, para regularização durante o plantão.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ieda Lomes, atualmente 1.346 estabelecimentos encontram-se com Alvarás em dia, o que representa 19,22% dos sete mil cadastrados no sistema da VISA. “Para que tenhamos um maior controle no fluxo de pessoas, foi estabelecido o agendamento antecipado por meio de um link”, lembra. Para agendar, basta acessar: clique aqui.

A coordenadora ressalta ainda que o Alvará Sanitário é um documento obrigatório e deve ser renovado anualmente por todos os estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde, como aqueles voltados à comercialização de alimentos e bebidas, estética, produtos para saúde, cosméticos, manicures, saneantes, entre outros.

Durante o plantão, os comerciantes também podem realizar o cadastro no SIVISA+ e receber orientações para emissão da licença. “O Alvará Sanitário regulamenta a empresa, evita multas e até suspensão do atendimento”, acrescentou Ieda Lomes.

Já a supervisora de Suporte Técnico e Implantação da BRANEF, Adriele Brito, empresa responsável pelo sistema do Alvará Sanitário, destacou que a falta de documentos tem sido a principal dificuldade enfrentada pelos contribuintes. “Quando ele deixa de inserir qualquer um dos documentos exigidos, surge algum impedimento para dar seguimento ao processo. Por isso, nesse Plantão esclarecemos o passo a passo, daí a importância do atendimento presencial”, afirmou.

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