A Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Itabuna empossou na tarde de quarta-feira, dia 15, no Plenário Raymundo Lima da Câmara Municipal de Vereadores, os 24 novos conselheiros titulares e 24 suplentes que foram eleitos para o triênio 2025/2028, representando o poder público, usuários e instituições da sociedade civil.
A solenidade foi coordenada pela atual presidente Liamara Bricidio, contando com a presença de Jaimeire Pessoa, secretária-executiva do CMS; Lívia Mendes Aguiar, secretária municipal de Saúde e secretária-geral; Lucinéia Oliveira, vice-presidente, Karla Lucia Oliveira, secretaria-adjunta; do vice-prefeito e secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, de representantes das instituições eleitas e de convidados.
O vereador Paulinho do Banco (PCdoB), ex-conselheiro, fez uma palestra sobre a importância do controle social do SUS e dos cidadãos serem conselheiros.
A Resolução de nº 017/2025, em que foi publicada a homologação do resultado da eleição, consta na edição eletrônica do Diário Oficial do Município nº 6490 de terça-feira, dia 14.
Os novos conselheiros representam diversos segmentos, dentre eles, a Prefeitura de Itabuna, prestadores de serviços na área de saúde, trabalhadores na área da saúde, usuários, dentre outros.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é órgão colegiado que fiscaliza, propõe metas e diretrizes e controla a execução da política de saúde do município, incluindo aspectos econômicos e financeiros.
Além disso, atua como um elo entre a sociedade e o poder público, reunindo representantes da gestão municipal, dos trabalhadores da área da saúde, dos prestadores de serviços e, principalmente, dos usuários que compõem a maioria dos conselheiros.
Nesta sexta-feira, dia 17, às 9 horas, na sede do Conselho Municipal de Saúde na área anexa ao Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna), acontece a eleição da Mesa Diretora para o triênio 2025/2028.