A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lança nesta quinta-feira, dia 6, às 9 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, um projeto de conscientização ambiental na Rede Municipal de Ensino em parceria com a startup baiana Ecoari, a CVR Costa do Cacau, Biosanear, SigaOn e a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).
O projeto acontece no âmbito do programa Recicla Itabuna, criado pela Prefeitura em 2021. O “Conecta Recicla” visa fomentar a consciência ambiental nas comunidades, promovendo a arrecadação de resíduos recicláveis em escolas municipais pré-selecionadas. No mês passado, o projeto foi apresentado pela CEO da Ecoari, Isadora Alencar.
Ela participou de encontros com dirigentes e técnicos da EMASA, CVR Costa do Cacau, Shopping Jequitibá e da AACRRI, quando apresentou o aplicativo da Ecoari, que conecta doadores, catadores e cooperativas por meio de uma plataforma gamificada, ou seja, lúdica e interativa.
Além de estimular a reciclagem, o app promove inclusão social e produtiva, gerando renda para quem está na base da cadeia. Ao doar resíduos em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) cadastrados, os usuários acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios. Toda a operação é registrada, desde a entrega até a chegada dos materiais às cooperativas.
O projeto será iniciado em Itabuna com a instalação de um ecoponto no Shopping Jequitibá e ações nas escolas pré-selecionadas, em parceria com a CVR Costa do Cacau, EMASA, Secretaria Municipal da Educação, SigaOn e AACRRI, que atuará na ampliação da coleta seletiva.
O secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, destacou a importância da iniciativa do Projeto “Conecta Recicla” para a formação cidadã dos estudantes:
– Estamos muito felizes em lançar o Conecta Recicla em nossa rede. A educação ambiental é um pilar essencial para o futuro sustentável que queremos construir em Itabuna – afirmou Rosivaldo.
“Com o envolvimento das escolas, das famílias e dos parceiros vamos transformar atitudes e fortalecer a responsabilidade socioambiental desde a infância”, conclui.
Legenda: Projeto foi apresentado pela Ecoari durante encontro na Secretaria Municipal da Educação – Fotos Divulgação.

