Prefeitura municipal de itabuna

brasao

CERPAT realiza Seminário sobre cuidados com pessoas vivendo com HTLV

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 14, o 1º Seminário “Rompendo a Invisibilidade e fortalecendo a linha do cuidado da PVHTLV – Pessoa Vivendo com HTLV”.

O evento reuniu profissionais de saúde da região, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, além de pessoas que vivem com o HTLV. O objetivo foi disseminar informações sobre o HTLV – vírus T-linfotrópico humano, sobre o que é a doença, o seu impacto na saúde pública e as formas de prevenção.

A Coordenadora do Cerpat, psicóloga Carlineia Lima, frisa que trata-se de uma infecção pouco conhecida, que na maioria das vezes é assintomática, mas quando apresenta sinais e sintomas geralmente são relacionados a doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas.

“Ao longo de todo mês várias ações estão sendo realizadas pelo Cerpat, inclusive a testagem do HTLV. Esse é um tipo de teste que só é feito com justificativa, mas neste mês de novembro, em razão da campanha, solicitamos ao LACEN e nosso pedido foi atendido. Eles enviaram 450 amostras, para serem utilizadas nos pacientes de rotina”, informa Carlineia Lima.

O encontro contou com mesas redondas em que foram apresentadas abordagens por diversos especialistas. A professora doutora da Uesc, Sandra Rocha Gadelha Melo, por exemplo, que também é vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (Uesc), fez uma explanação geral sobre o vírus, formas de transmissão e de detecção.

A médica infectologista do Cerpat, Larissa Rabelo, ressaltou a importância da proposta de ‘parar’ a cadeia de transmissão do vírus por meio da conscientização dos pacientes. Vale lembrar que o contágio ocorre por via sexual em relações desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas e agulhas e via de transmissão vertical (da gestante para o bebê) principalmente pelo aleitamento materno.

Legenda: CERPAT realiza Seminário sobre cuidados com pessoas vivendo com HTLV – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn