Legenda: Guarda Civil Municipal – Foto arquivo
O Comando da Guarda Civil Municipal de Itabuna apresentou aos gabinetes do prefeito Augusto Castro (PSD) e do secretário de Segurança e Ordem Pública, Roberto José da Silva, relatório de ações planejadas e executadas pelo Setor de Projeto, Planejamento E Núcleo Educacional no exercício de 2025, destacando iniciativas voltadas à formação profissional, fortalecimento institucional, ampliação da capacidade operacional, cooperação interinstitucional e melhoria dos serviços prestados à população.
As ações refletem o compromisso da GCM com a segurança pública preventiva, a valorização do efetivo e a modernização da gestão, em consonância com a legislação vigente e as diretrizes estratégicas do município.
Durante o ano passado, a GCM priorizou a capacitação contínua de 160 horas/aulas para seu efetivo, visando o aprimoramento técnico, operacional e comportamental dos agentes. Entre as ações realizadas, destacam-se: realização do Curso de Formação de 20 alunos, com carga hóraria de 880 horas/aulas assegurando a preparação inicial dos novos integrantes da corporação; curso de arrmas não-letais, ampliando o uso progressivo e responsável da força.
Além disso, a promoção do Curso de Nivelamento do ROMU com paricipação de 30 GCMs, garantindo padronização operacional; desenvolvimento do Curso de Extensão da PGMP realizado pela UESC com participação de 25 GCMs; capacitação em Operador de Drone na Atividade Policial, incorporando novas tecnologias à atividade de segurança pública; Promoção de Oficinas e Palestras do SESMT, com foco em saúde, segurança do trabalho e prevenção de riscos ocupacionais.
Ainda, o desenvolvimento da Ronda Escolar, com capacitação específica e atuação preventiva no ambiente educacional, dando assistência e segurança a mais de 40 escolas.
No eixo da gestão e valorização do servidor, foram desenvolvidas ações estruturantes voltadas à organização administrativa e ao fortalecimento institucional; elaboração e execução do Planejamento Estratégico em conjunto com o Exército Brasileiro (EB); implementação da EQP vinculada ao Termo de Cooperação; adesão à Carteira Funcional, promovendo padronização e segurança institucional; ao PRONASCI 2; ao programa Bolsa Formação, incentivando a qualificação profissional (em processo); e ao SINESP/Emforseg, ampliando o acesso a recursos e programas federais de segurança pública (em processo).
Visando ampliar o atendimento à população e melhorar a eficiência operacional, foram desenvolvidas as seguintes ações: ampliação operacional da Central de Atendimento 153, garantindo maior capacidade de resposta às demandas da comunidade; Patrulhamento Preventivo no centro da cidade através de escalas direcionadas para horários críticos, reforçando a presença institucional e a sensação de segurança; e ampliação do atendimento, com a disponibilização de mais uma viatura Yares, fortalecendo a proteção às vítimas.
As ações desenvolvidas ao longo do ano de 2025 demonstram o comprometimento da Guarda Civil Municipal com a modernização institucional, capacitação permanente do efetivo e ampliação das ações preventivas, contribuindo de forma significativa para a segurança pública e o bem-estar da população.
A continuidade dessas iniciativas reforça a importância do investimento em planejamento estratégico, parcerias interinstitucionais e valorização profissional, consolidando a GCM como força essencial na política municipal de segurança pública.
__________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna