Prefeitura de Itabuna divulga vencedora de concorrência do transporte coletivo

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Comissão de Licitação, publicou na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, de quinta-feira, dia 11, o resultado da Concorrência Pública nº 02/2023 declarando vencedora a empresa Atlântico Transportes, única empresa licitante, pelo critério de menor valor da tarifa técnica de remuneração. Ela atendeu todos os requisitos e diretrizes estabelecidos no Edital.

O secretário de Transportes e Trânsito, Thales Silva, disse que todo o trâmite do procedimento licitatório foi cumprido como manda a lei, inclusive com a publicação de edital nos diários oficiais da União, Estado e do Município, ampla divulgação e realização de audiência pública, com a definição de linhas e itinerários. “A partir de agora haverá as fases para a contratação, cuja execução será fiscalizada pela SETTRAN”, afirmou.

Desde janeiro de 2021, a Atlântico Transportes já opera o transporte público de Itabuna em contrato emergencial, depois de a cidade ficar dez meses sem transporte público devido à paralisação do serviço durante a pandemia do novo coronavírus. “Itabuna estava vivendo triste realidade em ser a única cidade da Bahia que teve 100% da sua frota paralisada”, comentou a época o prefeito Augusto Castro (PSD).

Além de colocar mais de 50 veículos com acessibilidade para operar o sistema integrado de transporte, a empresa contratou cobradores e motoristas das duas empresas que operavam na cidade – a Viação Cidade de Porto Seguro e a Transportes Urbanos São Miguel, que haviam sido contratadas em novembro de 2016. Ambas tiveram graves problemas econômico-financeiros em consequência da pandemia e deixaram o serviço.

Legenda: Frota da Atlântico Transportes será ampliada para atender as demandas de usuários – Fotos Ascom