Perseguindo o objetivo de promover a Educação Integrada baseada em valores humanos, éticos e espirituais, o Programa Estrela da Paz (PROPAZ) caminha para celebrar 21 anos de atuação com foco na construção da cultura da paz e no combate à violência nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna.
Desenvolvido de forma itinerante, por meio de Encontro de Educação para a Vida (EEPV), o PROPAZ é mantido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação. Ele foi implantado em 9 de abril de 2002 por um grupo de professores de escolas públicas e privadas, com a participação de representantes de diversas religiões.
O PROPAZ surgiu a partir da percepção da necessidade de combater a falta de respeito nas escolas e a violência. Assim, o que era inicialmente um projeto de evangelização, serviu de base para criação de um programa municipal com valores fundamentados no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.
De acordo com a referida Lei, o ensino religioso é constituído como disciplina facultativa é parte integrante da formação do cidadão, sem proselitismo e respeitando a diversidade cultural e religiosa do País.
Em abril de 2017, ainda no exercício de seu mandato de vereador, o atual secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, foi o autor do Projeto de Lei que instituiu o Programa Estrela da Paz, assegurando a promoção de práticas educativas na Rede Pública Municipal de Ensino com foco na Educação Integrada pela paz.
“O nosso propósito era assegurar como lei, o desenvolvimento da Educação Integrada, associada à vivência dos valores humanos e que fosse capaz de promover uma interação entre Escola, Família, Poder Público e Sociedade. Através do PROPAZ foi possível implantar uma metodologia sistematizada em valores e baseada em três pilares fundamentais: didática, humana e espiritual”, argumentou Júnior Brandão.
De acordo com a diretora do Programa Estrela da Paz, professora Claudice Vieira Montargil, desde 2019 o PROPAZ está presente em todas as unidades de ensino da Rede Municipal, onde acontecem os Encontros de Educação para a Vida, tendo como público-alvo alunos, pais e professores.
Nestes encontros, são realizadas palestras abordando temas diversos, conforme a necessidade da comunidade escolar e o segmento educacional a que ela atende. O programa conta com a atuação de oito professores concursados, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação.
Durante a pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social, a equipe do PROPAZ produziu vídeos motivacionais que eram enviados através de plataformas digitais para alunos, professores e às famílias, colaborando nas atividades remotas dos alunos. “Para além do retorno dos EEPVs de forma presencial ainda neste ano letivo, aguardamos para 2023 a retomada dos Encontros de Formação para as equipes escolares, que são de grande importância para a expansão, motivação e realização do PROPAZ nas escolas”, afirmou a diretora.
Nesta semana, a equipe do Programa Estrela da Paz cumpriu agenda de encontros, palestras e visitas nas unidades escolares. Na segunda-feira, dia 5, na Creche Esther Gomes, no Lomanto Júnior, e Creche Otaciana Pinto, no Santo Antônio. Na quarta-feira, dia 7, o Encontro de Educação para a Vida do Propaz aconteceu na Escola Marieta de Carvalho
__________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna