Governo do Estado autoriza licitação do acesso de Itabuna a BA-649

A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) do Governo do Estado vai realizar às 9h30min do dia 30 de maio, a abertura de Concorrência Pública, tipo menor preço, visando a pavimentação dos 5,5 quilômetros do acesso de Itabuna à rodovia BA-649. A publicação do Aviso de Licitação na edição de sexta-feira, dia 21, no Diário Oficial do Estado foi comemorada pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Ele lembrou que, além dessa moderna avenida à margem direita do Rio Cachoeira, saindo das proximidades da Câmara de Vereadores, passando pela Rua do Prado, no Vila Zara, até a primeira ponte da BA-649, na proximidades do condomínio Real Ville, a cidade também vai ganhar a duplicação do trecho da rodovia BR-415 do final da Avenida Juracy Magalhães até o Cidadelle.

Ontem, dia 24, o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, disse que a nova avenida, em fase de licitação, e com a nova pista do lado esquerdo do Cachoeira, já licitada, inaugura um novo marco na história de Itabuna. As duas pistas, com paisagismo, ciclovias, moderna estrutura e iluminação, vão melhorar a mobilidade urbana facilitando a saída para o litoral e o futuro binário das rodovias BA-649 e 415.

Saulo esclareceu que o conjunto de vias estruturantes que a cidade vai ganhar tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2024. “O governador Jerônimo Rodrigues já esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que autorizou a licitação do contorno sul de Itabuna que também sair da 1ª ponte da BA-649 em direção ao Km 512 da rodovia BR-101, cerca de quatro quilômetros do trevo rodoviário, ligação com a BR-415, próximo à pedreira.

Segundo Saulo Pontes, outra obra autorizada pelo Governo Federal a pedido do governador é o projeto contorno norte de Ilhéus, saindo da 4ª ponte da BA-649 em direção ao Iguape, servindo de acesso ao Porto Sul. “Este conjunto de obras de infraestrutura representam investimentos de mais de R$ 500 milhões. Está se preparando o bi-polo Ilhéus e Itabuna para ter uma Região Metropolitana. Por isso, se melhorar o sistema viário para o desenvolvimento do turismo, comércio e serviços”, disse.

O diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia recordou que há cerca de 50 anos os projetos viários das duas maiores cidades do sul da Bahia vinham sendo elaborados, discutidos e amadurecidos. “Agora saem do papel, a exemplo da duplicação da Ilhéus – Itabuna. Já se pode dizer que são realidade”, concluiu.

Legendas: 1. Secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, avalia projetos com direito-superintendente Saulo Pontes no foyer do Teatro Municipal Candinha Dória. Fotos: Pedro Augusto.