Prefeitura apoia III Seminário Rede de Educação Matemática – Nordeste na UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) será o palco de um dos maiores eventos na área educação infantil já realizados no Sul da Bahia. Trata-se do III Seminário Rede de Educação Matemática – Nordeste (REM-NE) no próximo mês de novembro, com expectativa de reunir mais 500 pessoas de várias partes do país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 deste mês, pelo site: www.even3.com.br/iiiseminario-da-rem-ne..

Uma das organizadoras do encontro, a professora Juscileide Castro, que veio especialmente do Ceará para ajudar na organização do REM-NE, adiantou que podem participar do evento professores e demais profissionais da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, além de pesquisadores.

Castro informou que as duas primeiras edições do seminário, em 2021 e 2022, foram realizadas de forma remota, em função da pandemia. Mas neste ano, a comissão organizadora, formada por 15 professores da UESC, comemora antecipadamente a participação presencial de palestrantes nacionais e internacionais, que já confirmaram presença neste que pretende ser o maior evento direcionado para a educação infantil das redes públicas e particulares de ensino, segundo a professora.

Ela diz que o encontro, que como tema “Formação de professores da Educação Básica: teorias e práticas, suas interlocuções entre a universidade e a escola”, pretende fomentar debates sobre o desenvolvimento profissional de professores e abordagens interdisciplinares nas práticas pedagógicas.

“Teremos pesquisadores, estudantes e professores da Educação Básica de diferentes regiões do Brasil, numa oportunidade da realização de um seminário nacional já consolidado como grande sucesso”, afirmou.

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itabuna, professora Silvana Carvalho Almeida, uma das maiores entusiastas do seminário, afirma que “o encontro será um momento privilegiado para professores ampliarem os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão, principalmente quando se trata da educação básica”.

Ela ressaltou a importância do seminário, ao destacar que o evento, considerado um dos mais importantes para a melhoria da qualidade do ensino na educação infantil, oportunizará a troca de experiência, além de proporcionar um espaço coletivo de reflexão da prática dos professores, por meio de palestras, mesas-redondas, workshops, painéis e exposição de pôsteres de atividades desenvolvidas na sala de aula.

Legendas: 1. Campus Soane Nazaré de Andrade da UESC – Foto arquivo. 2.Professora Juscileide Castro, do Ceará – Foto Ascom