X SIPAT do Hospital de Base abordou a promoção da saúde e prevenção de acidentes ao trabalhador

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou de 2 a 5 deste mês, a X Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Com o tema “Segurança no Trabalho, qual a minha contribuição nesse processo?”, o evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

A visita de integrantes da CIPA/SESMT aos colaboradores do turno da noite abriu a programação. Teve bate-papo sobre prevenção de acidentes, distribuição de panfletos da programação e brindes.

Temas relevantes com foco na saúde física e mental do trabalhador foram desenvolvidos durantes os três dias do evento, com destaque para: “Onde estão os EPIs da Saúde Mental?”, com abordagem da psicóloga Cybelle Borges Pinho, e “Administração Humanizada”, tema da administradora Geisibel de Lima da Unimed Ilhéus.

Ainda, “Prevenção e Combate a Princípios de Incêndio” com palestra do subtenente André Azevedo, do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna (GBM), “O Descarte Seguro Previne Acidentes” temática da educadora ambiental da Biosanear, Isabelly Lino.

O fisioterapeuta Melquiades Lessa, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), falou sobre “Riscos Ocupacionais” enquanto a enfermeira Verônica Gonçalves, do SESMT, passou informações importantes sobre “Fluxo de Acidente de Trabalho” para os colaboradores do Hospital de Base.

A coordenadora do Grupo Se Toque, Sueli Dias, falou sobre “A Importância do Toque” e sobre a prevenção do câncer de mama e o trabalho de apoio realizado pela sua equipe.

O último dia da SIPAT trabalhou as temáticas “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho: Prevenção e combate, com palestra do psicólogo do CEREST, Paulo Carvalho, “Nomofobia” , abordado pela jornalista Karina Lins, e “Câncer Relacionado ao Trabalho”, temática do oncologista Eduardo Kowalski.

O encerramento contou com sorteio de brindes doados por empresas parceiras, dinâmicas da enfermeira Maria Cristiana, do SESMT, e com testagem para Sífilis, HIV e Hepatites promovida pela equipe do Centro de Referência e Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde.

Legendas: 1. Palestra do subtenente André Azevedo, do 4º GBM. 2. Líder do Grupo Se Toque faz palestra no Hospital de Base. 3. Testagem dos colaboradores com equipe CERPAT. 4. Palestra do médico Eduardo Kowalski. 5. Conversa com colaboradores do turno da noite na CTI II. – Fotos Ascom